domingo, 16 de junho de 2013

Ordem e Progresso por Eloisa Falcomer

ORDEM E PROGRESSO



RECONSTRUIR O BRASIL parece ser a única saída, mas de forma completa, ampla. Desde a base, até o topo. Temos sempre a impressão que está tudo errado, e está mesmo. Prioridades equivocadas, ganância, negociatas escusas sem fim, falta total de organização, desperdícios absurdos, politicagens depravadas, quedas de braço entre os poderes para ver quem pode mais, corrupção em todos os níveis.
Estão todos cansados disso, fartos de desinformações, ou pior, manipulação das informações. Há quem já tenha desistido até de votar. Há quem brinque com o voto, numa forma canhestra de protesto. Os mais cônscios tentam encontrar alguém em quem se possa confiar e acreditar, mas acabam desiludindo-se totalmente, não importa o partido que se escolha. Aliás, partido é coisa que não existe aqui, a não ser nos nomes, obrigatórios. Ninguém aguenta mais tantas más notícias, que partem de todos os lados, todos os dias, advindas dos governos federal, estaduais e municipais. Todos cheios de tantos abusos.
Mas agora, o copo transborda, com a pequena gota chamada "Vinte Centavos". O povo resolveu dar um basta, embora acompanhados de alguns baderneiros pontuais, e fazer pressão pra valer. Numa tentativa legal de exteriorizar os gritos sufocados nas gargantas de cada um, mostrando que todos estão vivos e não são tolos a ponto de acreditar que tudo vai bem. Na esperança que isso chegue aos ouvidos de quem detêm o poder. E há de chegar lá!
Há algum tempo atrás, ouvi de alguns amigos que a única saída para o Brasil seria uma guerra. E só de ouvir isso fico com um mal estar terrível. Quem me conhece sabe o quão pacífica sou. Defendo a conversa, o entendimento, a serenidade, o equilibrio e a temperança como forma de se chegar às melhores soluções. Tenho verdadeiro horror a armas, brigas e discussões! Sinceramente espero que não precisemos chegar ao ponto de ver nosso país numa guerrilha interna.
Que tudo possa correr de forma pacífica. Que a luta seja baseada apenas no uso das palavras, educadamente proferidas. Que a disposição de mudar se ancore na união, na demonstração unânime e serena de que ninguém aguenta mais a algazarra na política nacional.
E principalmente: que não devem existir dois ou mais lados, somos um, o povo brasileiro, que ama sua terra e quer vê-la melhor do que está, quer vê-la se desenvolver e crescer, tornar-se grande, gigante pela própria natureza.

Texto de  Eloísa Falcomer - 16.6.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário