segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS

MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS- Mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem - Obra de CLARISSA PINKOLA ESTÉS- Ed. Rocco



TRECHOS DO LIVRO
Por Rosana Rodrigues – Rasalila Devi Dasi

Introdução : Mais do que dedicado às mulheres, eu indico aos homens inteligentes e sensíveis que desejam entender as mulheres...

"    (...) Como uma trilha que atravessa a floresta e vai cada vez diminuindo mais até quando parece se reduzir a nada, a teoria psicológica tradicional esgota-se rápido demais para a mulher criativa, talentosa, profunda. A psicologia tradicional é muitas vezes lacônica ou totalmente omissa quanto a questões mais profundas importantes para as mulheres: o aspecto arquetípico, o intuitivo, o sexual e o cíclico, as idades das mulheres, o jeito de ser mulher, a sabedoria da mulher, seu fogo criador. Foi isso o que direcionou meu trabalho sobre o arquétipo da Mulher Selvagem durante quase duas décadas.

     As questões da alma feminina não podem ser tratadas tentando-se esculpi-la de uma forma mais adequada a uma cultura inconsciente, nem é possível dobrá-la até que tenha um formato intelectual mais aceitável para aqueles que alegam ser os únicos detentores do consciente. Não. Foi isso o que já provocou a transformação de milhões de mulheres, que começaram como forças poderosas e naturais, em párias na sua própria cultura. Na verdade, a meta deve ser a recuperaçõ e o resgate da bela forma psíquica natural da mulher (...)

     (...) Quando as mulheres ouvem essas palavras, uma lembrança muito antiga é acionada, voltando a ter vida. Trata-se da lembrança do nosso parentesco absoluto, inegável e irrevogável com o feminino selvagem, um relacionamento que pode ter se tornado espectral pela negligência, que pode ter sido soterrado pelo excesso de domesticação, proscrito pela cultura que nos cerca ou simplesmente não ser mais compreendido. Podemos ter-nos esquecido do seu nome, podemos não atender quando ela chama o nosso; mas na nossa medula nós a conhecemos e sentimos sua falta. Sabemos que ela nos pertence; bem como nós a ela (...)

    (...) Contudo, são esses vislumbres fugazes, originados tanto da beleza quanto da perda, que nos deixam tão desoladas, tão agitadas, tão ansiosas que acabamos por seguir nossa natureza selvagem. É então que saltamos floresta adentro, em meio ao deserto ou à neve, e corremos muito, com nossos olhos varrendo o solo, nossos ouvidos em fina sintonia, procurando em cima e embaixo, em busca de uma pista, um resquício, um sinal de que ela está viva, de que não perdemos nossa oportunidade. E, quando farejamos seu rastro, é natural que corramos muito para alcançá-la, que nos livremos da mesa de trabalho, dos relacionamentos, que esvaziemos nossa mente, viremos uma nova página, insistamos numa ruptura, desobedeçamos as regras, paremos o mundo, porque não vamos mais prosseguir sem ela.

     Uma vez que a mulheres a tenham perdido e a tenham recuperado, elas lutarão com garra para mantê-la, pois com ela suas vidas criativas florescem; seus relacionamentos adquirem significado, profundidade e saúde; seus ciclos de sexualidade, criatividade, trabalho e diversão são restabelecidos; elas deixam de ser alvos para as atividades predatórias dos outros; segundo as leis da natureza, ela têm igual direito a crescer e vicejar. Agora, seu cansaço do final do dia tem como origem o trabalho e esforços satisfatórios, não o fato de viverem enclausuradas num relacionamento, num emprego ou num estado de espírito pequenos demais. Elas sabem instintivamente quando as coisas devem morrer e quando devem viver; elas sabem como ir embora e como ficar. (...) "

Continua...( façam comentários e compartilhem ideias no Grupo "Espaço Ponto de Luz de Rosana Rodrigues" )

Link do GRUPO MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS. PARTICIPE!!

https://www.facebook.com/groups/mulheresquecorremcomoslobos/?fref=ts



UM DOS SEGREDOS DA PAZ

Por Rosana Rodrigues

VOCÊ QUER VIVER EM PAZ ? ENTÃO VOU TE ENSINAR UM SEGREDO : NUNCA MINTA.

NADA, NEM UMA MENTIRINHA PEQUENA.
SEJA SEMPRE SINCERO.

ASSIM VOCÊ SERÁ LIVRE EM SEUS PENSAMENTOS E SUAS PALAVRAS.

UM MENTIROSO SEMPRE SE TRAI, VIVE SE PREOCUPANDO COM CONTRADIÇÕES.

UMA PESSOA LIMPA E TRANSPARENTE VIVE SIMPLESMENTE EM PAZ.