quarta-feira, 17 de maio de 2017

MEU RESUMO DO BHAGAVAD GITA PURO - VEDAS -CAP 1



Prezados amigos e seguidores, 

Espero que todos estejam bem e em paz.



Em pleno Sade Sati pessoal senti necessidade de oferecer algo espiritual de uma maneira mais direta, pura, sem comentários. Em oração e meditação, em difícil momento passando por um trânsito forte, o faço, primeiramente, em meu próprio benefício para me reconectar com um conhecimento transcendental eterno - Vedas - passado por sucessão discipular há mais de 5 mil anos, assim como o Velho Testamento. Um conhecimento que transformou minha vida desde 1992 trazendo-me esclarecimentos que nenhuma outra Escritura Sagrada ou informações até então haviam me convencido ou sanado dúvidas.



Após o Resumo do Gita eu pretendo fazer neste Blog Oficial um Resumo de todos os 30 volumes do Srimad Bhaghavatam, relendo-o e transmitindo-o a vocês.



Afasto-me por uns tempos de facebook, whatsApps etc., para focar mais em meu Blog Oficial.



Espero que meus singelos textos, estudos, compartilhamentos de postagens de amigos, sejam úteis e tragam mais conhecimento, luz e espiritualidade a todos. 



Sempre Toda Paz. 
Namastê. Rosana Aparecida Rodrigues


*********************************************

INÍCIO DOS ESTUDOS DO RESUMO DOS VEDAS


DIRETO AO CAPÍTULO UM 


Obs. 1: Sem Introdução ou Comentários de A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhubada. Apenas Tradução em português, sem texto original em Sânscrito, sem transliteração latina, sem vocabulário e comentários autorizados de Swami Prabhupaba.


Obs. 2: O primeiro capítulo pode não ser à primeira vista bem compreendido por iniciantes, mas a partir do Capítulo II o estudioso atento e respeitoso poderá entender melhor. Sugerimos resiliência, coragem e força para ler até o final.


Obs. 3: A Suprema Personalidade de Deus, o único Deus de todos (possuidor de muitos nomes em muitas religiões, mas único para todos), aparece (Avatar) em uma batalha há mais de 5 mil anos atrás para dar orientações a um fiel discípulo que estava em dúvida sobre se deveria lutar ou não. Deus aparece e aproveita a oportunidade para "falar" todo o conhecimento transcendental e revelar informações à Humanidade.

Obs. 4: Os Vedas fazem parte da cultura oriental, o Hinduísmo, mas seguimos uma linha pura de estudo chamada Consciência de Krshna, Vaishnavismo, sendo necessário explicar que essa "Religião" (consciência) é monoteísta e não politeísta. Assim como Cristianismo, Judaísmo e Espiritismo, acredita-se em um Deus apenas, Único e Pessoal. É uma religião personalista e nao impersonalista, portanto. É  pura falta de conhecimento a equivocada informação de que se acreditam em vários deuses. Isso é errôneo. Os Vedas explicam que os deuses apenas são manifestações do próprio e único Deus, a Suprema Personalidade de Deus, Krishna, assim como todas as outras religiões acreditam em várias manifestações de Deus, como por exemplo, o Pai, Filho e Espírito Santo, Santos Sábios ou o próprio Avatar Jesus Cristo, filho de Deus, reconhecido pelos Vedas. 

Obs. 5: Em construção e digitação. Acompanhe constantemente...


Observando os Exércitos no Campo de Batalha de Kuruksetra
("Luta entre o bem e o mal")



TEXTOS 1 AO 46: 

Dhrtarastra disse: Ó Sanjaya, que fizeram os meus filhos e os filhos de Pandu, depois de se reunirem no lugar de peregrinação de Kuruksetra, estando desejosos de lutar?

Sanjaya disse: Ó rei, após observar o exército reunido pelo filhos de Pandu, o rei Duryodhana dirigiu-se até seu mestre e começou a falar as seguintes palavras:

Ó meu mestre, eis que aqui o grande exército dos filhos de Pandu, tão habilmente disposto por seu inteligente discípulo o filho de Drupada.

Aqui neste exército há muitos arqueiros heroicos igualados na luta a Bhima e Arjuna; há também grandes guerreiros como Yuyudhana, Virata e Drupada.

Há também grandes guerreiros heroicos e poderosos, como Dhrstaketu, Cekitana, Kasiraja, Purujit, Kuntibhoja e Saibya.

Estão aqui o poderoso Yudhamanyu, o muito poderoso Uttamauja, o filho de Subhadra e os filhos de Draupadi. Todos estes guerreiros são grandes lutadores de quadriga.

Ó melhor dos brahmanas, para sua informação, deixe-me falar-lhe dos capitães que estão especialmente qualificados para dirigir minha força militar.

Há personalidades como você, Bhisma, Karna, Krpa, Asvatthama, Vikarma e o filho de Somadatta chamado Bhurisrava, que saem sempre vitoriosos na batalha.

Há muitos outros herois que estão dispostos a sacrificar suas vidas pela minha causa. Todos eles estão bem equipados com diferentes tipos de armas, e são experientes na ciência militar.


Nossa força  é imensurável e estamos perfeitamente protegidos pelo avô Bhisma, enquanto que a força dos Pandavas, protegidos cuidadosamente por Bhima, é limitada.

Agora todos vocês devem dar pleno apoio ao avô Bhisma, ficando em seus respectivos pontos estratégicos na falange do exército.

Então Bhisma, o grande e valente patriarca da dinastia Kuru, o avô dos lutadores, soprou sua concha bem alto como o rugido de um leão, produzindo júbilo em Duryiodhana.

Depois disso as conchas, clarins, trombetas tambores e cornetas soaram subitamente e o som combinado foi tumultuoso.

Do outro lado, o Senhor Krsna e Arjuna, situados numa grande quadriga puxada por cavalos brancos, soaram suas conchas transcendentais.





Então o Senhor Krshna soprou Sua Concha, chamada Pancajanya; Arjuna soprou a sua, a Devadatta; e Bhima, o comedor voraz e executor de tarefas hercúleas, soprou sua terrífica concha chamada Paundram.

O Rei Yudhisthira, o filho de Kunti, soprou sua concha, a Anantavijaya, e Nakula e Sahadeva sopraram a sughosa e a Manipuspaka. O grande arqueiro rei de Kasi, o grande guerreiro Sikhandi, Dhrstadyumna, Viraja e o inconquistável Satyaki, Drupada, os filhos de Draupadi e os demais, ó Rei, tais como o filho de Subhadra, de braços poderosos, todos sopraram suas respectivas conchas.

O sopro destas diferentes conchas se tornou tumultuoso, e assim, vibrando tanto no céu como na terra, despedaçou os corações dos filhos de Dhrstarastra.

Ó Rei, nesse momento Arjuna, o filho de Pandu, que estava sentado em sua quadriga, sua bandeira marcada com Hanuman, apanhou seu arco e preparou-se para atirar suas flechas, olhando para os filhos de Dhrstarastra. Ó rei, Arjuna então falou estas palavras para Hrsikesa (Krsna):

Arjuna disse: Ó infalível, por favor coloque minha quadriga entre os dois exércitos ara que eu possa ver quem está aqui presente, quem está desejoso de lutar, e com quem tenho que me bater nesta grande tentativa de batalha.

Deixe-me ver os que vieram lutar aqui, desejando comprazer o malévolo filho de Dhrstarastra.

Sanjaya disse: Ó descendente de Bharata, tendo Arjuna se dirigido desse modo a Ele, o Senhor Krsna conduziu a excelente quadriga, colocando-a no meio dos exércitos de ambos os grupos.

Na presença de Bhisma, Drona e todos os outros comandantes do mundo, Hrsikesa, o Senhor, disse: Observe, Partha, todos os Kurus que estão reunidos aqui.

Ali Arjuna pôde ver, no meio dos exércitos de ambos os grupos, seus pais, avós, mestres, tios maternos, irmãos, filhos, netos, amigos e também seu sogro e bem-querentes - todos ali presentes.

Quando o filho de Kunti, Arjuna, viu todas estas diversas classes de amigos e parentes, ele ficou doinado pela compaixão e falou assim:

Arjuna disse: Meu querido Krsna, vendo meus amigos e parentes presentes diante de mim com tal ânimo para lutar, sinto os membros de meu corpo tremer e minha boca secar.


Todo o meu corpo está tremento e meu cabelo está arrepiado. Meu arco Gandiva está escorregando de minha mão, e minha pele está ardendo.

Sinto-me incapaz de permanecer aqui por mais tempo. Estou me esquecendo de mim e minha mente está girando. Prevejo só o mal, ó matador do demônio Kesi.

Não vejo como pode resultar algo de bom se mato meus próprios parentes nesta batalha, nem posso, meu querido Krsna, desejar qualquer vitória, reino ou felicidade subsequentes.

Ó Govinda, de que nos valem reinos felicidade ou até a própria vida quando todos aqueles pelos quais podemos desejar estão agora dispostos neste campo de batalha? Ó Madhusudana, quando mestres, pais, filhos, avós, tios maternos, sogros, netos, cunhados e todos os parentes estão dispostos a dar suas vidas e propriedades e estão diante de mim, então por que desejaria eu matá-los, ainda que eu sobreviva? Ó mantenedor de todas as criaturas, não estou disposto a lutar com eles nem mesmo em troca dos três mundos, muito menos por esta terra.

O pecado cairá sobre nós se matarmos tais agressores. Por isso não é correto que nós matemos os filhos de Dhrtarastra e nossos amigos. O que ganharíamos ó Krshna, esposo da deusa da fortuna, e como poderíamos ser felizes matando nossos próprios parentes?

Ó Janardana, embora estes homens tomados pela cobiça não vejam falta alguma em matar sua própria família ou em lutar com amigos por que nós, que temos cohecimento do pecado haveríamos de nos ocupar nesses atos?

Com a destruição da dinastia destrói-se a eterna tradição familiar, e assim o resto da família se envolve em práticas irreligiosas.

Quando a irreligião predomina na família, ó Krsna, as mulheres (e homens) da família se corrompem, e da degradação das mulheres, ó descendente de Vrsni, vem progênie não desejada. (grifo nosso).

Quando há aumento de população não desejada, cria-se uma situação infernal tanto para a família como para aqueles que destroem a tradição familiar. Em tais famílias corruptas, não há oferecimento de oblações de alimento e água para os ancestrais.

Devido aos atos malévolos dos destruidores das tradições familiares, todos os tipos de projetos de comunidades e atividades para o bem-estar da família são devastados.

Ó Krsna, mantenedor das pessoas, eu ouvi através da sucessão discipular que aqueles que destroem as tradições familiares residem sempre no inferno.

Ai! como é estranho que estejamos nos preparando para cometer atos extremamente pecaminosos impulsionados pelo desejo de gozar a felicidade régia.

Eu consideraria melhor que os filhos de Dhrtarastra me matassem desarmado e não opondo resistência, do que lutar com eles.

Sanjaya disse: Arjuna, tendo assim falado no campo de batalha, pôs de lado seu arco e flechas e sentou-se na quadriga, com a mente tomada pela angústia.

*****************************************************
Assim termina o Capítulo Primeiro, sem os "Significados" que são os comentários escritos pelo Swami Prabhapada, o responsável por trazer todo o Conhecimento Oriental dos Vedas para o Ocidente, falecido em 1977.

Na sequência, no Capítulo 2, praticamente  Deus faz um Resumo do Gita e começa a conversar e responder a Arjuna durante a batalha, aproveitando para falar todo o conhecimento para a Humanidade, que foi passado por sucessão discipular por mais de 5 mil anos...................


Acompanhe os 18 Capítulos. Você terá as respostas que nunca encontrou em lugar algum. 

Sempre Toda Paz,
Namastê!
Rosana Rodrigues
Rasalila Devi Dasi


Rasalila DD em 1995 com Swami Radharan Sadhu


Swami Sadhu e Rasalila DD em 1996

Rasalila DD em 1996 com 29 anos

Rasalila DD em 2015


Rasalila DD em 2017


ESPAÇO PONTO DE LUZ ROSANA RODRIGUES

VIDA SIMPLES PENSAMENTO ELEVADO

rosanarodrigues@usp.br
Fones: 19 3482-4028 / 11 2099-2099
Skype Consultas: rosana.om
www.espacopontodeluz.blogspot.com


Classificação das Casas Astrológicas (Bhavas) pela Jyotisha

    Classificação das Casas (Bhavas)


Na astrologia indiana (Jyotisha) as casas recebem classificações diferentes da astrologia
 do Ocidente, similares em alguns aspectos com a astrologia tradicional ocidental, por ser
 a astrologia indiana também tradicional existe essa certa similaridade, mas difere
 completamente do pensamento astrológico moderno ocidental  que carece de bases, 
conceitos e regras completamente.

Neste artigo passo então descrever a classificação das casas astrológicas 
segundo os ensinamentos dos antigos, principalmente de Parasara que é considerado o
 “pai” da astrologia indiana.


Casas Trikonas – 1, 5 e 9:

Trikonas (e seus regentes) são as casas mais auspiciosas do mapa. Os trikonas são “dharmasthanas”. Eles ( seus regentes) trazem a espiritualidade(9), o conhecimento(5), a
 bondade, a generosidade e o bem estar(1) se bem colocados e sem estarem aflitos ou 
fracos.

Casas Kendras – 1, 4, 7 e 10:

Kendras (e seus senhores) é considerado auspicioso, pois representam algumas das  áreas
 mais importantes e fundamentais de nossa vida – corpo(1), nossa natureza inata(1), casa
 e mãe(4), casamento e relacionamento(7), o nosso status social(10) e assim por diante.

Casas Trikasthanas – 6, 8 e 12:

São consideradas as três casas de maior sofrimento, por isso também conhecidas como
casas “Dusthanas”, essas casas e seus respectivos senhores (regentes) trazem
 dificuldades(6), sofrimento, a perda(12), as ansiedades, as preocupações, os obstáculos,
 a doença(6), o confinamento(12), os impedimentos, os inimigos, processos(8), acidentes, 
lesões, cirurgias(6) e morte(8-12).
Casas Trishadyas – 3, 6 e 11:

São casas consideradas maléficas, no BHPS (Parasara) diz:

“qualquer Planeta que possui (rege) as casas 3, 6 ou 11 vai gerar efeitos maléficos”

O malefício da casa 11 (o mais poderoso trishadya) é a ganância, pois é um dos três
 “kama” ou casas do desejo. No Bhagavad Gita está escrito:

“Desejo, raiva e ganância – o portão triplo do inferno que trazem ruína a alma,
portanto deve-se evitar todos esses três” (Ch16, Vs 21)”
Trishadaya e seus senhores podem significar dificuldade, principalmente quando 
aspectam planetas que estão fracos.

Casa Upachayas: - 3, 6, 10 e 11:

As casas upachayas são as melhores colocações para Planetas considerados maléficos
 (Saturno,  Marte, Rahu, Ketu e Sol) elas são consideradas casas de crescimento, de 
aumento, são áreas que melhoram conforme a pessoa vai ficando mais velha, com o tempo.

Casas Marakasthanas – 2 e 7:

São casas marakas (assassinos) assim como seus regentes, devido serem a décima 
segunda casa das casas 3 e 8 (casas de longevidade). Planetas que ocupam ou regem
 essas casas (2 e 7) podem causar a morte durante seus dashas (períodos Planetários).

* Tradução livre de um artigo de Mrs. Wendy

Posteriormente escreveremos sobre o que cada casa representa no contexto "védico" (da 
astrologia indiana), o que cada casa rege, partes do corpo e assuntos (karakas) 
predominantes. O artigo acima serve apenas para entender a classificação das casas
 quanto a maléficas e/ou benéficas.

Jai Hanuman!
Fonte: Tony Bhava



ESPAÇO PONTO DE LUZ ROSANA RODRIGUES

SADE SATI E KANTAKA SHANI - Os Temíveis trânsitos de Saturno

            Os Temíveis Trânsitos de Saturno





Kantaka Shani e Sade Sati são os trânsitos mais temidos do Planeta Saturno
 na astrologia indiana, predizem doenças, mortes, desgraças, desemprego e 
toda sorte de malefícios.

Muitos ao lerem o início do artigo já começam a se preocupar do que vem
 pela frente, mas tal preocupação não se faz necessária, visto que não basta 
o tal trânsito, que será explicado mais a frente, outros fatores devem
 ser observados e é isso que ensinaremos neste artigo, como saber se a
pessoa sentirá os impactos desses trânsitos temidos e se tal trânsito 
realmente poderá trazer desgraças previstas.


O Sade Sati é o mais conhecido, que é quando Saturno transita pela casa
 anterior ao signo que está a Lua, pela casa que está Lua e pela casa posterior
 ao signo lunar, como ele demora em média dois anos e meio em cada signo,
 tal trânsito irá durar sete anos e meio.


Veja o gráfico abaixo para entender quando o sade Sati acontece:


 Em cada uma das 3 casa que Saturno está em trânsito causando o chamado Sade Sati, haverá problemas diferentes provocados por tal trânsito.

No Sade Sati quando ele transita pela décima segunda casa do signo que
 está a Lua, marca o início do Sade Sati, tal trânsito prejudicará os
assuntos do lar, da vida doméstica, problemas familiares.

Após isso ele ingressará no signo lunar provocando perda de 
reputação, acidentes e coisas prejudiciais a própria pessoa.

Então após isso Saturno ingressará no signo posterior a Lua,
agindo maleficamente na vida financeira da pessoa, problemas com 
inimigos e carreira.

Já o Kantaka Sani são os trânsitos de Saturno nas casas 1, 4, 8 ou 10 a 
partir do Lagna (Ascendente), do signo Lunar ou do Arudha Lagna
 (Vide sobre Arudha Lagna e como saber identificá-lo no mapa lendo

Como vemos o Kantaka Sani acontece com bem mais frequência do que
 o Sade Sati, dado que usa diversos pontos e signos para provocar tal
 trânsito.

Sani ou Shani é o nome dado a Saturno na astrologia indiana, Kantaka 
significa literalmente “Espinho”, traduzindo a grosso modo são os 
espinhos de Saturno que acontecem com esse trânsito.

Dependendo de qual parâmetro usa-se para estar em Kataka Sani,
se é a partir do Lagna, da Lua ou do arudha lagna os efeitos diferem.
Em todos Kantaka Sani haverá problemas na carreira ou finanças, se
 Kantaka Sani é a partir do AL (casas 1, 4, 8 ou 10 a partir do arudha
 lagna) afetará demasiadamente as finanças. Observe o gráfico abaixo 
que tem uma ilustração do trânsito a partir do AL, o mesmo deve ser 
observado a partir da Lua e do Lagna:



,Se acontece a partir do lagna (ascendente) a pessoa tenderá a tomar 
decisões erradas ou precipitadas, se acontece a partir da Lua haverá 
sofrimento físico ou mental-emocional.

Mas como observamos nem sempre todas as pessoas passam 
por esse problemas seja no Kantaka Sani ou até mesmo no Sade Sati, 
tem pessoas que vivem até momentos felizes nesses trânsitos tão temidos,
 isso se deve a inúmeros fatores que prolongaria muito o artigo em detalhar 
todos, mas um dos principais fatores de não ser afetado por esses trânsitos
 é a conduta do indivíduo perante o universo, depende de como a pessoa
 se relaciona com os assuntos de Saturno, para entender isto clique AQUI. http://bhavakendra.blogspot.com.br/2013/03/de-saturno-para-voce.html
Outro fator importante de impedir das pessoas sentirem o malefício de
tais trânsitos se deve ao próprio mapa astral da pessoa, o do quanto Saturno
 está mal colocado e casa que rege, se está aflito ou não, se Saturno
participa de yogas (configurações astrológicas particulares) auspiciosas ou 
não e ainda dependerá do Ashtakavarga que muito importante na hora de 
avaliar essa questão.
Se no Sarva ashtakavarga o número de pontos da casa aflita pelo
 trânsito de Saturno é fraca e também se olhando a pontuação de Saturno
 na casa atingida se for menor que 4, o trânsito será bastante penoso,
 caso contrário pode-se tranquilizar que não trará grande impacto.
Concordo que este assunto seja talvez um pouco complicado para os
 iniciantes, mas se ler com calma e atenção saberá julgar se o Sade Sati
 ou o Kantaka Sani será sentido ou não pela pessoa, para entender sobre 
como ver os gráficos do Ashtakavarga leia o artigo clicando AQUI. http://bhavakendra.blogspot.com.br/2012/09/ashtakavarga-como-usar-tecnica.html

Se de tudo isso dito chegou-se a conclusão de que o período poderá 
ser realmente desastroso, ainda assim há uma solução, o uso de remédios 
para Saturno, seja através de mantras (que é o mais indicado) como de
 pedras preciosas, yantras e etc... 

Jai Hanuman! Fonte: Artigo publicado por 
DO ESPAÇO PONTO DE LUZ ROSANA RODRIGUES!


Meditação Diária Rápida (Início)- PERDÃO DAS OFENSAS


                    PERDÃO DAS OFENSAS






Quantas vezes perdoarei a meu irmão? Perdoar-lhe-eis não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes. Eis uma dessas palavras de Jesus que mais devem atingir a vossa inteligência e falar mais alto ao vosso coração. 

Comparai essas palavras de misericórdia com as da oração tão simples, tão resumida e tão grande em suas aspirações, que Jesus dá aos seus discípulos, e encontrareis sempre o mesmo pensamento. Jesus, o justo por excelência, responde a Pedro: Perdoarás, mas sem limites, perdoarás cada ofensa, ainda que a ofensa te seja feita frequentemente; ensinarás aos teus irmãos esse esquecimento de si mesmo que os torna invulneráveis contra o ataque, os maus procedimentos e as injúrias; serás brando e humilde de coração, não medindo jamais a tua mansuetude; farás, enfim, o que desejas que o Pai celestial faça por ti; não tem ele que te perdoar frequentemente, e conta o número de vezes que seu perdão desce para apagar tuas faltas?

Escutai, pois essa resposta de Jesus e, como Pedro, aplicai-a a vós mesmos; perdoai, usai de indulgência, sede caridosos, generosos, pródigos mesmo de vosso amor. Dai, porque o Senhor vos restituirá; perdoai, porque o Senhor vos perdoará; abaixai-vos, porque o Senhor vos elevará; humilhai-vos, porque o Senhor vos fará sentar à sua direita.

Ide, meus bens-amados, estudai e comentai estar palavras que vos dirijo, da parte d'Aquele que, do alto dos esplendores celestes, está voltado sempre para vós, e continua com amor a tarefa ingrata que começou há dezoito séculos. Perdoai, pois, aos vossos irmãos como tendes necessidade que eles vos perdoem. Se os seus atos vos foram pessoalmente prejudiciais, é um motivo a mais para serdes indulgentes, porque o mérito do perdão é proporcional à gravidade do mal; não haveria nenhum em relevar os erros de vossos irmãos, se eles não houvessem feito senão ofensas leves.

Espíritas (Espiritualistas), não olvideis jamais de que, tanto por palavras, como por ações, o perdão das injúrias não deve ser uma palavra vã. Se vós vos dizeis espíritas, sede-o pois; olvidai o mal que se vos pôde fazer, e não penseis senão uma coisa: o bem que podeis realizar. Aquele que entrou neste caminho dele não não deve se afastar mesmo pelo pensamento, porque sois responsáveis pelos vossos pensamentos, que Deus conhece. Fazei, pois, que eles estejam despojados de todo sentimento de rancor; Deus sabe o que permanece no fundo do coração de cada um. (grifo nosso).

Feliz, pois, aquele que pode cada noite adormecer dizendo: Nada tenho contra o meu próximo.
(Simeão, Bordéus, 1862).
O Evangelho segundo o espiritismo - Allan kardec

BOM DIA!

DO ESPAÇO PONTO DE LUZ ROSANA RODRIGUES