À primeira vista, pode parecer que a árvore que ilustra este artigo tenha sido alvo de
alguns grafiteiros. Nada está mais longe da realidade, porque a cor variada do seu tronco é totalmente natural. Esta curiosa árvore pertence à espécie "Eucalyptus deglupta".
Sua característica mais marcante é precisamente a coloração vistosa do seu tronco, que o levou a ganhar o apelido de "arco-íris Eucalyptus".A mudança ocorre em etapas ao longo do ano: o verde escurece para dar lugar a tons de azul, roxo, marrom, laranja, rosa e ocre.
Na verdade, o nome da espécie, "deglupta", deriva de uma palavra latina que descreve o processo de muda em função da separação da casca. Nativo do sul das Filipinas, Indonésia e Nova Guiné, e é uma das
duas únicas espécies de eucalipto da Austrália. Hoje em dia, pode ser encontrado em várias regiões tropicais, como Porto Rico, porque cresce muito rápido em terra ensolarada, úmida e de boa drenagem.
Ao mover a casca anualmente, mas em momentos diferentes, o verde escurece e vai virando azul, roxo, marrom, laranja, rosa, ocre...
Esta árvore é cultivada em todo o mundo para a fabricação do papel. E também é usada como árvore ornamental no paisagismo por suas belas cores.
Sementes Espaço Ponto de Luz Rosana Rodrigues
Mensagem encaminhada por Erica Hennrichs.