quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

NELSON MANDELA E OS VEDAS

Nelson Mandela e o Bhagavad-gita
Por Caru Dasa




Hare Krishna. Penso que vocês gostariam agora de saber sobre um lado ainda desconhecido de Nelson Mandela.

Ele veio várias vezes para o Ratha-Yatra da ISKCON na África do Sul enquanto era o presidente da nação. Na primeira vez que ele se encontrou com Bhakti Tirtha Swami, o Swami citou durante o diálogo um verso do Gita. 

Na metade da citação, Mandela completou o verso. Bhakti Tirtha Swami estava surpreso e perguntou: “Você conhece o Gita?”. Mandela disse: “Pode me testar”. Todo verso do Gita que Bhakti Tirtha Swami sabia, Mandela também. Naturalmente, Bhakti Tirtha Swami perguntou o porquê disso.






Nelson Mandela explicou que ele esteve preso na Ilha Robbins, ao lado de alguns de seus colegas, líderes partidários do ANC. Um deles era um indiano advogado. O governo sul-africano tentava acabar com eles com serviços rotineiros e sem sentido. Compreendendo que eles precisavam manter suas mentes ativamente engajadas, o advogado indiano ensinou a Mandela versos do Gita, que eles citavam e discutiam exaustivamente para transcender sua labuta diária. 


Nelson Mandela disse a Bhakti Tirtha Swami que aprender o Gita ajudou a mantê-lo são e contribuiu para infundir sua visão de mundo e estratégias para trazer independência e um futuro melhor para o povo sul-africano.



Bhakti Chaitanya Swami, o GBC para a África do Sul, acrescenta:



“Quando o Sr. Mandela visitou o nosso templo pela primeira vez (ele veio várias vezes depois disso também), ele, com dignidade, mas com humildade, curvou-se diante da murti de Srila Prabhupada e depois me perguntou: "Como ele fez isso?". Ou seja, como é que Srila Prabhupada espalhou a consciência de Krishna em todo o mundo? Em seguida, tivemos uma breve conversa sobre como Srila Prabhupada deu a consciência de Krishna para todas as nacionalidades e tipos de pessoas, sem discriminação. Mandela ficou profundamente impressionado com isso e estava muito grato por Srila Prabhupada”.


Sementes Espaço Ponto de Luz Rosana Rodrigues