quinta-feira, 30 de julho de 2020

A ORIGEM DO HOMEM

                                                    A ORIGEM DA HUMANIDADE



"Os historiadores modernos desta Terra não podem fornecer evidências históricas de eventos ocorridos antes de cinco mil anos atrás,  e os antropólogos dizem que há 40.000 anos o 'Homo sapiens' ainda não havia aparecido neste planeta porque a evolução  não chegara a este ponto. Todavia, as histórias védicas, os 'Puranas' e o 'Mahābhārata', relatam histórias humanas que se projetam há milhões e bilhões de anos no passado."

O livro pioneiro '"Forbidden Archeology" - The Hidden History of the Human Race, de Michael A. Cremo e Richard L. Thompson - Bhaktivedanta Institute, 1993, contém uma completa revisão das evidências científicas referentes à origem humana com descobertas de ossos e artefatos provando que pessoas como nós existiram na Terra milhões de anos atrás.


"Modern historians on this Earth cannot provide historical evidence of events that occurred before 5,000 years ago, and anthropologists say that 40,000 years ago 'Homo sapiens' had not yet appeared on this planet because evolution has not yet reached this point.  , the Vedic stories, the 'Puranas' and the 'Mahābhārata', relate human stories that have been projected for millions and billions of years in the past. "  (Preface to the Krishna Book by Swami Prabhupada - 1970).

The pioneering book '"Forbidden Archeology" - The Hidden History of the Human Race, by Michael A. Cremo and Richard L. Thompson - Bhaktivedanta Institute, 1993, contains a complete review of scientific evidence regarding human origin with discoveries of bones and artifacts  proving that people like us existed on Earth millions of years ago.

Imagem do Bhagavata Purana
Hare Krishna 🌷🌷

HISTÓRIA DO PAVITRA OU PUTRADA EKADASI

HISTÓRIA DO EKADASI DE HOJE - 18 PUTRADA OU PAVITRĀ EKĀDAŚHĪ



Yudhishthira Maharaja disse: "ó Madhusudana, ó matador do demônio Madhu, por favor seja misericordioso para comigo e descreve para mim o Ekadashi que ocorre durante a quinzena clara do mês de Shravana (jul/ago)." O Supremo Senhor Sri Krishna respondeu: "Sim, ó rei, de bom grado narrarei suas glórias para ti, pois apenas por ouvir sobre este sagrado Ekadashi já se obtém o mérito de realizar um sacrifício de cavalo.
No alvorecer da Dvapara-yuga, vivia um rei chamado Mahijita, que governava o reino de Mahismati-puri. Porque não tinha filho, seu reino inteiro parecia sem graça para ele. Um homem casado que não tem filho não tem felicidade nesta vida ou na próxima. 

(1) Durante longo tempo este rei tentou mui arduamente obter um herdeiro, sem sucesso. Vendo os anos 
avançando, o Rei Mahijita tornou-se cada vez mais ansioso. Certo dia disse para uma assembléia de seus conselheiros: "Não cometi nenhum pecado nesta vida, e não há nenhuma riqueza ilícita em meu tesouro. Nunca usurpei as oferendas aos semideuses ou brahmanas. Quando fiz guerra e conquistei reinos, segui as regras e regulaçöes da arte militar, e protegi meus súditos como se fossem meus próprios filhos. Puni até mesmo meus próprios parentes se transgredissem a lei, e se meu inimigo era gentil e religioso, dava-lhe as boas-vindas. Ó almas duas-vezes nascidas, embora eu seja religioso e fiel seguidor dos padrões védicos, ainda assim meu lar está sem filho. Por gentileza me contem a razão disso."

Ouvindo isso, os conselheiros brahmanas do rei discutiram o assunto entre si, e com a meta de beneficiarem o rei visitaram os vários ashramas dos grandes sábios. Afinal chegaram a um sábio que era austero, puro e auto-satisfeito e que estava observando estritamente um voto de jejum. Seus sentidos estavam completamente sob controle, havia conquistado sua ira e era perito em realizar seu dever ocupacional. 
De fato, este grande sábio era perito em todas conclusões dos Vedas, e tinha aumentado seu tempo de vida até o do próprio Senhor Brahma. Seu nome era Lomasa Rishi e conhecia o passado, presente e futuro. Depois que cada kalpa passava, caía um pelo de seu corpo. 

(2) Todos os conselheiros brahmanas do rei aproximaram-se muito contentes, um a um, para oferecer seus humildes respeitos. Cativados por esta grande alma, os conselheiros do Rei Mahijita ofereceram suas reverências a ele e disseram mui respeitosamente: "Apenas por nossa grande boa fortuna tivemos permissão, ó sábio, de poder ver-te." Lomasa Rishi os viu prestando-lhe reverências e respondeu: "Por gentileza, digam porque vieram até aqui. Porque estão me louvando? Preciso fazer tudo que puder para resolver seus problemas, pois sábios como eu só possuem um interesse: ajudar os outros. Não duvidem 
disso." 

(3) Os representantes do rei disseram: "Viemos ver-te, ó exaltado sábio, para pedir tua ajuda para resolver um problema sério. Ó sábio, és como o Senhor Brahma. De fato, não há melhor sábio no mundo inteiro. Nosso rei, Mahijita, está sem filho, embora tenha nos mantido e protegido como se fossemos seus filhos. Vendo-o assim tão infeliz devido a não ter filhos, ficamos muito tristes, ó sábio, e portanto entramos na floresta para realizar severas austeridades. Por nossa boa fortuna encontramos contigo. Os desejos e atividades de todos tem sucesso só por teu darshana. Assim humildemente pedimos que conte como nosso bondoso rei pode obter um filho."

Ouvindo esta súplica sincera, Lomasa Rishi absorveu-se em profunda meditação por um momento e de imediato compreendeu a vida pretérita do rei. Então disse: "Seu governante era um mercador na vida passada, e achando seus bens insuficientes, cometeu atos pecaminosos. Viajou a muitos vilarejos para trocar suas mercadorias. Uma vez, ao meio-dia depois do Ekadashi que vem durante a parte clara do mês de Jyeshtha, ficou com sede enquanto viajava de lugar em lugar. Chegou numa linda lagoa nas cercanias de um vilarejo, mas assim que estava para beber da lagoa, chegou ali uma vaca com seu bezerro recém-nascido. Ambas criaturas também estavam muito sedentas devido ao calor, mas quando a vaca e o bezerro começaram a beber, o mercador grosseiramente empurrou-os para o lado e egoistamente saciou sua própria sede. Esta ofensa contra uma vaca e seu bezerro resultou no fato de seu rei não ter filhos agora. Mas os bons atos que realizou em sua vida anterior lhe proporcionaram o governo sobre um reino sem perturbação."

Ouvindo isso, os conselheiros do rei responderam: "Ó famoso rishi, ouvimos que os Vedas dizem que se pode nulificar os efeitos de nossos pecados anteriores, adquirindo mérito. Por gentileza, nos dê alguma instrução através da qual os pecados de nosso rei poderão ser destruídos; por favor dê sua misericórdia a ele, para que nasça um príncipe em sua família."

Lomasa Rishi disse: "Existe um Ekadashi chamado Putrada, que vem durante a quinzena clara do mês de Shravana. Neste dia todos vocês, inclusive seu rei, devem jejuar e ficar acordados a noite inteira, seguindo estritamente as regras e regulações. Então devem dar ao rei qualquer mérito que tenham obtido por este jejum. Se seguirem estas minhas instruçöes, ele certamente será abençoado com um bom filho."

Todos os conselheiros do rei ficaram muito contentes ao ouvirem estas palavras de Lomasa Rishi e 
todos ofereceram suas gratas reverências. Então, com seus olhos brilhando de felicidade, retornaram para casa. Quando o mês de Shravana chegou, os conselheiros do rei lembraram do conselho de Lomasa Rishi, e sob orientação deles, todos cidadãos de Mahismati-puri, bem como o rei, jejuaram no Ekadashi. E no dia seguinte, Dvadashi, os cidadãos fielmente ofereceram seu mérito acumulado a ele. Pela força de todo esse mérito, a rainha ficou grávida e deu a luz a um filho muito lindo.

"ó Yudhishthira", concluiu o Senhor Krishna, "O Ekadashi que vem durante a quinzena clara do mês de Shravana portanto com razão ficou famoso como Putrada ("que concede filhos"). Quem quer que deseje felicidade neste mundo e no próximo deve certamente jejuar de todos grãos e legumes neste dia sagrado. De fato, quem quer que simplesmente ouça as glórias de Putrada Ekadashi se torna completamente livre de todos pecados, será abençoado com um filho e certamente ascende ao céu após a morte."

Assim termina a narrativa das glórias de Shravana-sukla Ekadasi, ou Putrada Ekadasi, do 
Bhavishya-uttara Purana.

Notas:

(1) A palavra sânscrita para "filho" é putra. Pu é o nome de determinado inferno, e tra singifica "salvar". Assim a palavra putra significa "pessoa que salva do inferno chamado Pu". Portanto todo homem casado deve produzir pelo menos um filho e treiná-lo devidamente; então o pai será salvo de uma condição infernal de vida. 

*Mas esta injunção não se aplica aos devotos sérios do Senhor Vishnu ou Krishna, pois o próprio Senhor Se torna seu filho, pai, e mãe.*

Além do mais Chanakya Pandita diz: 

 satyam mata pita jnanam
 dharmo bhrata daya sakha
 shantih patni kshama putrah
 sadete mama vandhavah

"A verdade é minha mãe, o conhecimento é meu pai, meu dever ocupacional é meu irmão, a bondade minha amiga, tranquilidade minha esposa, e o perdão meu filho. Estes seis são membros de minha família." 

Entre as vinte e seis qualidades de um devoto do Senhor, o perdão é o máximo. 

Portanto os devotos devem fazer um esforço extra para desenvolver esta qualidade. 

Aqui Chanakya diz: 

"Perdão é meu filho" e assim o devoto do Senhor, embora possa estar na senda da renúncia, pode observar Putrada Ekadashi e orar por obter este tipo de "filho".

(2) Um kalpa ou doze horas do Senhor Brahma, igualam 4.320.000.000 anos.

(3) Lomasa Rishi tinha todas boas qualidades porque era um devoto do Senhor. Conforme declara o Srimad-Bhagavatam 5.18.12:

 yasyasti bhaktir bhagavaty akincana
 sarvair gunais tatra samasate surah
 harav abhaktasya kuto mahad-guna
 manorathenasati dhavato bahih

"Na pessoa cujo serviço devocional a Krishna é inabalável, todas boas qualidades de Krishna se manifestam consistentemente. Contudo, aquele que não possui devoção pela Suprema Personalidade de Deus não tem nenhuma qualificação boa porque através da criação mental se ocupa na existência material, que é a característica externa do Senhor."



Acompanhe o grupo 🌞 Go with Gauranga! 🌞

Informações completas sobre como se alimentar sem violência e agir nos jejuns de ekadasis no link a seguir:

👉🏿👉🏼 https://espacopontodeluz.blogspot.com/2013/10/dias-de-ekadasi-pelos-vedas-explicacao.html

Hare Krishna 🙏🏿🌷🙏🏻

HOJE É EKADASHI

✨ HOJE É EKĀDAŚĪ  ✨



"Há cinco barcos para as pessoas que estão se afogando no oceano da existência material: o Senhor Vishnu, o Bhagavad-gita, Srimati Tulasi-devi, a vaca, e Ekadasi. (Senhor Krishna falando a Garuda, no Garuda Purana).

Quem faz o jejum de Ekadasi não só se beneficia tremendamente a nível do corpo físico, mas também espiritualmente. Concede muito avanço espiritual. Auxilia qualquer alma sincera a obter liberação do nascimento e da morte, mesmo durante esta vida.

"Se uma pessoa jejua no Ekadasi, Eu acabo com todos seus pecados e concedo-lhe Minha morada transcendental... De fato, Ekadasi é o dia mais cheio de mérito para se destruir todo tipo de pecados, e surgiu a fim de beneficiar todos." (Senhor Krishna para Arjuna no Capítulo 1 da Bhagavad Gita).

Nota da tradutora: Muitas pessoas seguem Ekadasi (o jejum de grãos sempre 11 dias após a lua minguante ou lua crescente) mas não sabem exatamente sua história. Aqui vai um resumo do 14º capítulo do Padma Purana sobre o aparecimento de Sri Ekadasi:

Na verdade a divindade Sri Ekadasi é uma forma de Vishnu, que é Krishna.
Ele apareceu nos primórdios da criação material com o intento de liberar as entidades que estavam sofrendo nos planetas infernais. Seguindo o voto de Ekadasi, todas estas entidades alcançaram os planetas espirituais. 

Porém a personalidade que encarna todas as atividades pecaminosas, o "Papa-Purusha", ficou à mingua, prestes a perecer. Conhecendo a natureza de absoluta benesse do Senhor Vishnu, Papa-Purusha rogou refúgio e vida. Assim, Vishnu concedeu-lhe abrigo nos grãos alimentícios, mas somente nos dias acima-mencionados, e dessa maneira o universo material pode manter seu andamento normal. 

"Quando se jejua, os ares vitais (doshas) desequilibrados se re-equilibram, e nosso corpo e mente se normalizam. Além disso, obtemos leveza física, um apetite e sede saudável, disposição agradável, boa digestão, bem como força, energia e vigor." (Ayurveda: Astangahrdayam 1.3)

"Estes são os benefícios do jejum: purificação dos órgãos sensoriais e motores, eliminação adequada dos dejetos, leveza do corpo, apetite saudável, aparecimento de fome e sede nos devidos horários, pureza da região pericardial, elimina problemas de gases e garganta, relaxa tensão corporal aguda, confere bom humor e liberta da indolência." (Ayurveda: Sutrasthanam 14.17).

Acompanhe os dias de Ekadasi para seu benefício físico e, principalmente, espiritual.
Namastê. 🌱🌳🌾

Acompanhe o grupo 🌞 Go with Gauranga! 🌞

Informações completas sobre como se alimentar sem violência e agir nos jejuns de ekadasis no link a seguir:

👉🏿👉🏼 https://espacopontodeluz.blogspot.com/2013/10/dias-de-ekadasi-pelos-vedas-explicacao.html

Hare Krishna 🙏🏿🌷🙏🏻


Invocação Ekasasi

INVOCAÇÃO EKĀDAŚĪ



Suta Goswami disse: "Existem doze meses num ano, e dois Ekadashis em cada mês. Portanto há vinte e quatro Ekadashis num ano completo, e num ano bi-sexto temos dois Ekadashis a mais. 

Ó grandes sábios, por favor ouçam atentamente enquanto declaro para vós os nomes destes auspiciosos Ekadashis. São Utpanna, Mokshada, Saphala, Putrada, Sat-tila, Jaya, Vijaya, Amalaki, Papamocani, Kamada, Varuthini, Mohini, Apara, Nirjala, Yogini, Padma (Devashayani), Kamika, Putrada, Aja, Parivartini, Indira, Papankusha, Rama e Haribodhini (Devotthani). 

Os dois Ekadashis extras, que ocorrem durante o ano bi-sexto, se chamam Padmini e Parama.
Ó sábios, quem ouve sobre estes Ekadashis irá saber como observá-los corretamente. Cada Ekadashi concede determinadas bençãos ao fiel observador.

Quem está fisicamente incapacitado de jejuar no Ekadashi poderá ler as glórias de cada Ekadashi quando ocorrer e recitar todos os nomes dos Ekadashis; assim conseguirá a mesma meta que a pessoa que observa o voto completo de Ekadashi."
Hare Krishna 🙏🏿🙏🏻

INVOCATION EKĀDAŚĪ

Suta Goswami said: "There are twelve months in a year, and two Ekadashis each month. So there are twenty-four Ekadashis in a full year, and in a bi-sixth year we have two Ekadashis to more.  

Oh great sages, please listen carefully while I declare to you the names of these auspicious Ekadashis.  Saint Utpanna, Mokshada, Saphala, Putrada, Sat-tila, Jaya, Vijaya, Amalaki, Papamocani, Kamada, Varuthini, Mohini, Apara, Nirjala, Yogini, Padma (Devashayani), Kamika, Putrada, Aja, Parivartini, Indira, Papankusha, Rama and Haribodhini (Devotthani).  

Both Extra ekadashis, which occur during the bi-sixth year, are called Padmini and Parama. 
Oh sages, whoever hears about these Ekadashis will know how to observe them correctly.  Each  Ekadashi grants certain blessings to the faithful observer.

Anyone who is physically unable to fast on Ekadashi will be able to read the glories of each Ekadashi when it occurs and recite all the names of the Ekadashis;  so you will achieve the same goal as person who observes Ekadashi's full vote. "

Acompanhe o grupo 🌞 Go with Gauranga! 🌞

Informações completas sobre como se alimentar sem violência e agir nos jejuns de ekadasis no link a seguir:

👉🏿👉🏼 https://espacopontodeluz.blogspot.com/2013/10/dias-de-ekadasi-pelos-vedas-explicacao.html

Hare Krishna 🙏🏿🌷🙏🏻