quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Urano em Áries Parte II

                          URANO EM ÁRIES PARTE II







E Urano entrou em Áries, finalizando um ciclo ao redor do zodíaco que durou 84 anos , dando início a uma nova jornada. Desde os anos 80 não vemos urano em um signo de fogo, caracterizando o momento da sua passagem por Áries com a marca do entusiasmo, otimismo, coragem e agressividade que são típicas deste elemento. Ao contrário do que normalmente se imagina, Áries é um signo muito mais solar do que marciano. Pra início de converso, etmologicamente Áries (o signo) e Ares (Deus da guerra) são palavras que não têm nada em comum. A origem de Ares é grega e não significa nada além do nome do Deus da guerra, já a origem de áries é latina, significando simplesmente carneiro ou cordeiro em latim. Pouca gente sabe disso, a maioria pensa que Áries vem de Ares quando isso é um equívoco que acaba por corroborar para uma certa deformação que existe hoje em dia sobre os significados mais básicos deste signo, como a tendência a se pensar áries como um signo violento, brigão e impulsivo quando ele simboliza coisas muito mais elevadas e que vão muito além desse aspecto simplório e que é erradamente enaltecido.



Todos aprendemos no nosso livrinho de Astrologia que Áries é regido por Marte, mas o que ocorre hoje em dia é que se esquece de mencionar os regentes das triplicidades e de muitas outras dignidades menores. O fato é que Áries exalta o Sol, que também é regente diurno da sua triplicidade. O sol sempre tem mais dignidades do que marte no signo de Áries, exceto entre os graus 20° e 24°, onde estão localizados os termos de Marte, onde então ocorre um empate entre Marte e Sol.

Por esse motivo Áries é considerado um signo digno, representando honra, coragem, liderança, pioneirismo, egocentrismo e uma série de outras características centralizadoras muito mais solares do que marcianas.




Marte em Áries significa impulsividade, mas também industriosidade e uma ação direta, violenta e extremamente agressiva, características inerentes ao fato de Áries, assim como qualquer outro signo de fogo ou ar aumentarem a violência marciana, não tendo nada de intrínsecos ao significado essencial de Áries. Marte em Libra é tão ou mais violento e perigoso do que Marte em Áries, diferindo deste pelo fato de agir (quando representando por exemplo, a personalidade de alguém) sem ter certeza do fato de se deveria ou não agir, o que cria uma personalidade que se frustra facilmente ou se arrepende por quase todas as suas ações. Com marte em Áries não há retorno no meio do caminho, porque o princípio solar da honra e da dignidade prevalece.




A passagem de urano por Áries marcará uma época tensa, não porque a tensão seja algo típico do signo de Áries, mas por conta das configurações que Urano formará com outros planetas ao transitar este signo. Em sua passagem pelo primeiro decanato de Áries, Urano terá que conviver com a passagem de Saturno pelo signo de Libra. Essa é uma configuração que marca alguma frustração nas iniciativas Arianas. É o conflito entre o antigo e o novo, neste caso o conflito entre novos impulsos individualistas da coletividade que entram em choque com princípios antigos e que fedem à mofo relacionados a moldes, regras e estruturas antigas que permeiam os relacionamentos pessoais e sociais. 




Além disso, durante a passagem de urano pelo primeiro e segundo decanatos de Áries ele terá orbe para formar quadratura com Plutão que transita o signo de Capricórnio, signo tão ou mais bélico e industrioso do que Áries, já que é a exaltação de Marte. Essa tensão extrema sugere conflitos entre diferentes tipos de autoridades. As hierarquias ao longo deste período perdem a razão de ser, mas insistem em se impor, entrando em choque com os novos impulsos simbolizados por Urano em Áries, que são pontuais mas que em grande quantidade representam uma ameaça as antigas estruturas representas por Capricórnio, que sofrem uma profunda e irreversível transformação. Independente do fato dessas hierarquias estarem fadadas a se dissolver, os representantes delas tendem a se levantar contra os ditos impulsos arianos que representam o novo com todo o seu esplendor que ameaça e causa temor porque é a garantia de que o antigo não é mais necessário, o que pode simbolizar a nível global um cenário bélico, muito parecido com o que deu início a segunda guerra mundial.




Devemos pensar, porém, esta quadratura entre Urano e Plutão não como algo pontual. Na verdade ela não terá nada a ver com a quadratura anterior ocorrido nos anos 30, ainda que assim como aquela, ainda represente um cenário de crise e violência. Os motivos deste cenário crítico e atemorizante serão totalmente diferentes agora. Devemos lembrar que um novo ciclo entre Urano e Plutão se iniciou durante os anos 60, com a conjunção entre Urano e Plutão no signo de virgem, quando então tivemos o surgimento da cultura de massas da forma como ela é nos dias de hoje, com a popularização da música e da televisão. É também neste período que surge a internet, coisa que veio a se popularizar com o sextil crescente entre Urano em Aquário e Plutão em Sagitário do ano de 1995. A quadratura de agora é crescente, portanto é positiva, mas ainda simboliza um conflito. Fica evidente que a crise que viveremos agora será tão somente um desdobramente de coisas que já foram iniciadas. Pode ser na verdade que vivenciemos a primeira crise envolvendo a internet desde a sua criação, mas a tendência é que ajam também conflitos. Barris de pólvora prestes a explodir no mundo não faltam, e atravessaremos a partir de agora um período extremamente delicado para o cenário político mundial. O ciclo se harmoniza novamente a partir dos anos 20, com o trígono entre Urano em Gêmeos e Plutão em Aquário, simbolizando o máximo desenvolvimento das coisas iniciadas lá em 1960 e que eu já mencionei. A crise de agora na verdade será um impulso para uma onda de crescimento ainda maior do que aquela que vimos com o sextil entre Urano e Plutão. Muito diferente do que ocorreu nos anos 30 e 40, quando a quadratura era minguante e levava para um sextil minguante, que representavam a finalização, morte e ruína de coisas outras iniciadas no século XIX quando ocorreu uma conjunção entre urano e plutão entre os signos de Áries e Touro. 

As coisas aliviam somente quando Urano chegar ao terceiro decanato de Áries, quando já estará mais distante da quadratura com plutão e formará um trígono com Saturno em Sagitário. Isso ocorre somente a partir de 2016. Então o momento entre 2010 e 2015 tende a ser todo marcado por um insistente clima de crise e tensão.

A nível pessoal o momento tende a ser positivo especialmente para os que são ricos em planetas nos signos de Aquário (que vivenciarão sextil crescente) e principalmente sagitário (que vivenciarão trígono crescente). Será um excepcional momento também para quem apresenta o signo de leão forte no seu mapa de nascimento, pois estarão vivenciando um trígono (porém minguante, que precederá uma quadratura). Para os que têm Gêmeos forte o momento também tende a ser bom, mas não tanto quanto foi a passagem de urano em Aquário. Na verdade os signos de aquário e leão, principalmente Leão, são os que se beneficiam mais, já que teremos netuno em peixes em quadratura com sagitário e gêmeos. Pra todos os signos mencionados, no geral, o momento será de mudanças criativas e libertação de situações tensas e escravizadoras (Gêmeos e sagitário, que sofriam quadratura de urano) e o divórcio com as ilusões, auto-enganos e com o derrotismo (leão e aquário, que sofriam com a oposição e conjunção de netuno respectivamente)



Para Áries o momento é de mudanças estruturais muito fortes, e fica difícil dizer se o momento será “bom” ou “ruim”. Depende da capacidade individual de cada um de lidar com mudanças e principalmente com o inesperado. Para quem precisa de mudanças o momento representará então um alívio. Para quem é apegado a algum tipo de status ou a segurança, o momento pode ser péssimo. Para quem deseja realizar mudanças o caminho está livre, mas mesmo assim haverá resistência e também a necessidade de que o indivíduo esteja totalmente divorciado do seu passado. 



Para Libra o momento tende a ser de provações. Terá de lidar com o fato de que as soluções que pareciam tão geniais a pouco tempo atrás agora se mostrarão ineficientes, e será difícil lidar com o novo, com o individuo achando muito mais fácil se apegar ferrenhamente a estruturas muito velhas, ficando mais vulnerável ao que é inesperado. A tendência é que as ações matizadas pela simbologia de Libra sejam consideradas anormais ao longo deste momento e causem choque. Num momento em que a “onda” será a do individualismo, “pensar no outro” ou deliberar demais antes de uma decisão serão atitudes que causarão escândalo e que serão inclusive motivos risos. Quem tem o signo de Libra forte no seu mapa terá de ser forte para lidar com o forte impulso externo que exigirá uma mudança radical de posturas e uma anulação da sua natureza espontânea. Será importante resistir e esse impulso coletivo que surge para obrigar o indivíduo a mudar, sobretudo porque este momento é passageiro e logo urano se deslocará para um signo totalmente diferente. Não é o momento de abandonar totalmente sua estrutura de vida, mas será uma fase de testes e aqui mais do que nunca o indivíduo deverá exercitar sua capacidade de não se importar com o julgamento alheio.    

Para Capricórnio será necessário firmeza e jogo de cintura para lidar com a forte tendência a ser considerado como o “vilão” ou estraga-prazer que quer impedir todo mundo de curtir as novidades uranianas do momento. Fato é que tudo o que for representado por urano em Áries tende a causar repulsa e irritação para quem tem capricórnio forte em seu mapa de nascimento. Especialmente nos relacionamentos íntimos a tendência é que o indivíduo seja acusado de ser um “monstro” insensível, o que não é real. Isso tudo é acentuado pela presença de Plutão em Capricórnio, que deixa os capricornianos mais intensos e profundos em todas as suas ações e mais teimosos do que normalmente são. Para lidar com isso será necessário uma boa dose de paciência. A quadratura de Áries não representa uma ameaça real para capricórnio, mas sua atitude natural tende a originar muita resistência por parte da maioria. Será imprescindível exercitar sua capacidade de ser flexível, para seu próprio bem.


Para Câncer o momento pode ser difícil com mudanças vindas de todas as direções. Mesmo assim as mudanças de agora estarão preparando terreno para um momento muito mais positivo no futuro, já que a próxima conjunção entre urano e saturno ocorrerá em Câncer. De modo geral, a vida estará cobrando de você tudo aquilo que você menos tem. Mas entenda o momento como uma oportunidade de incutir em você características adicionais com o potencial de lhe fortalecer para o futuro. Suas carências e falhas tendem a ser enaltecidas, o que certamente impulsionará você a se corrigir e a mudar muito positivamente. Por outro lado, não se iluda com a idéia de que você precisa necessariamente se transformar em algo que você não é. Implemente mudanças mas esteja atento para não corromper sua essência. Profissionalmente, especialmente para quem tem ascendente em câncer o momento tende a ser muito positivo marcado por uma forte tendência de mudanças e reorientações pra melhor.


Para Touro e Escorpião o momento representado por urano em Áries é neutro, mas será positivo por conta de outros posicionamentos, especialmente para escorpião. Para peixes e Virgem que viveram um momento muito intenso nos últimos 7 anos, a tendência é que as coisas se acalmem, ainda que netuno em Peixes continue a promover mudanças para este eixo, porém estas serão muito mais sutis.


Importante frisar que não é somente pelo fato de você ter o Sol num dos signos acima que as coisas ditas se aplicarão totalmente a você. É importante estudar seu próprio mapa de nascimento e ver onde você tem mais planetas e analisar mais acertadamente quais as configurações e em que momento elas lhe afetarão.
Fonte: Elias Mendes



Lembrando última postagem no facebook:

Acidentes - Astrologia- Calendário Maia - breve explicação :

Amigos, eu venho avisando há anos para terem cuidado com incêndios, curtos, velocidade, acidentes, explosões, incêndios, especialmente quedas de aeronaves. Isso porque Urano está em Aries. Urano rege aviação, parte elétrica, etc. e em aries causa uma combustão nesse signo. Urano fica 7 anos em cada signo e observamos nesses anos muitos acidentes mesmo. 
Todo dia eu tiro uma carta de taro para o dia seguinte e ontem veio o Arcano Maior da Morte. Já pensava em cancelar meu médico em outra cidade qdo vi os noticiários da tragédia com o avião da #chapeecomse; e entendi. :(



Hoje mesmo tivemos inundação em São Paulo com chuvas, incêndio grave em fábrica de SP, queda de avião. No meu blog encontrarão artigo explicando sobre esse assunto (www.espacopontodeluz.blogspot.com).

Todo ano eu informo o kim (assinatura galática pelo Calendário Maia) ...mas esse ano realmente não postei. Aproveito então esse triste dia, já para informar tudo. O ano verdadeiro pelo calendário real (não o alterado, Gregoriano) inicia-se todo dia 26 de julho de cada ano. Esse ano será regido pelo Kim da Tormenta. Somando com alguns trânsitos astrológicos, será ano de mudanças, transformações mais fortes ainda, o que é bom. E necessário! Ocorrerão fortes decisões e mudanças pessoais, sociais, mundiais. Mas as mudanças podem ser bruscas, inesperadas. Ano que requer coragem mas atenção. Prudência. Vigilância. Requer menos velocidade, menos riscos, mais manutenção de máquinas, parte elétrica, vazamentos em encanamento de gás, cuidados com válvulas e mangueiras vencidas de botijoes, etc. Vamos cuidar, orar e vigiar. 

Mais explicações no blog. Dia triste mesmo. Que essas almas que partiram encontrem alívio, entendimento e paz :(

Urano rege as contestações, questionamentos, rebeldias, os porquês?!!, isso explica as transformações e manifestações que tivemos pelo mundo todo, não só no Brasil. A última vez que Urano entrou em Áries deu seguimento à 2ª Guerra Mundial, infelizmente. Mudanças de padrões etc., como tudo, entram. Podemos citar a grande transformação na Igreja Católica também. Mas ainda tem muito por vir.




                           ESPAÇO PONTO DE LUZ ROSANA RODRIGUES







Nenhum comentário:

Postar um comentário