sábado, 10 de novembro de 2012

"Conversa" sobre o Fim do Mundo

Tão DELICIOSA quanto SÁBIA "Conversa de Preto Velho" em Casa de Umbanda Cristã:

Por Luiz Gonzaga Scortecci de Paula



— É sério, Vô, que o mundo vai acabar do fim do ano? (21.12.2012) ?
— Di ki mundo (o) fio tá falando??...
— Desse mundo nosso que taí, Vô!...
— Huuummm... Nossu não, né fio?!.... hi hi hi... mundo docêis aí, né?...
— É (risos)
— Mas fio, ... mi diga u'a coisa: cêis acha mermo que u'a côisa que num tá mais valendo ainda pode se acabar?...
— Como assim Vô?
— Esse mundo docêis aí, fio, já cabô, num acha?... Só farta interrar o difunto, não é, Fio?
— Bom;... pode até ser, Vô. Mas eu estou falando de Cataclismos, crise geral, guerra, ... essas coisas.
— Isso tudo vai sê bom de vê, né fio?... Essas côisa aí é que vai interrá o difunto, né mermo? Du jeito ki tá logo ele vai fedê, né fio?... Mió interrá logo, num é?
— (surpresa ...)
— Vai ficá tudo mió, fio... mais fio tem de se prepará, num é?
— Mas quando vai ser isso?... Vai ser agora no fim do ano?!...
— Si Deus quizé, vai, né fio?... Vai sê quando Deus quiser e segundo u merecimentu dos zômi, né? Si os zômi amiorá, vai demorá mais. Se não amiorá, podi sê até amanhã, né fio?...
— (Silêncio...)
— Mas fio tem di si prepará, num é?... Fio tá preparado pro enterro do mundo véio?...
— Nossa, Vô!... O que eu tenho de fazer?!,... Vô, ... pelo amor de Deus! Que conversa dôida!!!... rsrr
— Dôidu é ocêis que fica aí de braçu cruzado isperandu o mundo acabá se ele faiz tempo que já acabô... Tem di si prepará pro enterro, fio!...
— O que devo fazer então, Vô, ... que horror!...
— Tem de si prepará, fio, ... dêxá u medo de lado, ... isso é bobagi, ... morrê todo mundo morre um dia, né verdade?... Intão essa num é a questão, fio. Precisa é começar o mundo novo, não sabe?... Cumeçá a fazer o mundo novo...
— Como assim, Vô?...
— Num sabe comé ki vai sê o mundo novo, fio?
— Não, Vô...
— Ki pena, ... mas assim mermo tem de se prepará. Ajunta gente assim boa de coração ki nem ocê, arruma uma terrinha perdida nas montanhas e faiz lá tudo o que ocês precisa pra bem viver sem precisá das côsa do mundo véio. Quando o difunto fedê, fio, vai ocê pra lá e vai seus bons amigo também, e fica lá, ... plantando, estudando,... fazendo coisa na oficina,... né fio?... Esperando a hora do enterro.
— Qual vai sê a hora do enterro, Vô?
— Vai sê quando vc oiá pro céu e dizê pra Deus, Jesus e Nossa Senhora e também prus anjos que servem a Deus aqui na Terra: tamu pronto, meu Pai e minha Mãe. Tamu pronto, meus anjos do céu!...
— (Silêncio...)
— Mázóia, fio. Anda dipressa pruquê tem é gente ki já tá trabaiando, fio. Se um só desses trabaiadô falá "tamu pronto, meu Pai e minha Mãe", ocêis só vão cunhecê o mundo novo tão sonhado depois do enterro do véio mundo, num sabe?
— (Frio geral na barriga...)
— Deus só vai deixá a natureza fazê o serviçu quando meia dúza de fius do BEM avisá. Entendeu, fio?... Trabáia rápido, fio, e bem feito, de Coração, sem apego, fio... porque esse pedacinho de mundo novo que ocê vai fazê é comu u'a semente. Mais só vai geminá si plantá, num é verdade?
— Sim, decerto!...
— Mazóia, ... si eu fosse ocê procurava os trabaiadô que faz tempo tá fazendo um cantin de mundo novo, num sabe?
— Como eu acho essa gente, Vô???...
— hi hi hi hi.... — (Surpesa...)
— Nu tar de Gúgo, fio!... Eu mermu achei lá!...hi hi hi...




Nenhum comentário:

Postar um comentário