sábado, 15 de setembro de 2012

Ensinamentos de Lao Tse

Ensinamento de Lao Tse

"Não te deixes aprisionar por superficialidades espirituais. Cantar não é mais sagrado que escutar o murmúrio do regato; fazer passar as contas do rosário entre os dedos não é mais sagrado que respirar; vestir hábitos religiosos não é mais espiritual que vestir roupa de trabalho. No terreno dos pensamentos e das ideologias nada é absoluto.

A maioria das religiões reforça o apelo que existe a falsos conceitos. Se levas uma vida rendendo culto às instituições religiosas como se fossem fontes de verdade sutil, mais não fazes que colocar intermediários entre ti e o divino e acabas como um mendigo a procurar fora o que abunda no teu coração.

As práticas contemplativas que conduzem à imortalidade e à iluminação, só podem ser compreendidas por aqueles que romperam os laços com o mundo material da dualidade, dos dogmas, dos apegos. Não traces uma linha entre aquilo que é espiritual e o que não é.

Se separas a tua vida espiritual da vida comum, ficas fora do Caminho. Se rezas formalmente e não fazes do teu dia uma só oração então jogas palavras ao vento.

A suprema verdade não se pode expressar por palavras por isso o verdadeiro Mestre nada tem a dizer e simplesmente se dá a si mesmo no serviço que presta. Os ensinamentos de um Mestre não são o remédio mas a receita. Ele não te conduz o destino, apenas te dá o mapa para que te poderá servir os desígnios.

O Mestre não é tua eterna bengala; se assim o fosse jamais te aproximarias daquilo que Ele é. Um Ser integral não ambiciona iluminar os que não são conscientes nem pretende levar ninguém ao reino da divindade. Para ele não existe o eu e o outro, logo, nada há a elevar.

Se a mente, corpo e espírito não estão plenamente desenvolvidas e integradas não se alcançará nenhuma elevação espiritual. Por isso as religiões e as ideologias extremistas não frutificam. Quando honras os teus pais, amas os teus filhos, ajudas os teus irmãos, és leal para com os teus amigos, cuidas do teu cônjuge com devoção, trabalhas com alegria, assumes as tuas responsabilidades; cumpres teu dever de servir; quando apesar de compreenderes as verdades absolutas agires com normalidade, virá claridade á tua mente e encontrarás a tua forma correta de meditar.

Se ainda te sentes contrariado, se ainda reages, se ainda criticas não sois digno de entrar em minha Casa disse Ele. Faz parte da Lei Cósmica que aquilo que fizeres e disseres há de determinar a tua vida. Quando te aperceberes que aquilo que fazes aos outros o fazes a ti mesmo encontrarás a Grande Verdade. Se a tua disponibilidade de dar felicidade for limitada a de receber também o será. Todo o momento é frágil. A mente empenhada em deter o rio, deixa passar de lado a simples verdade do momento. A personalidade orgulhosa preocupada em reter não permite que os maiores Tesouros cheguem às suas mãos.
Ama a vida! Não te escondas em retiros espirituais. Podes ser um bondoso eremita contemplativo até aqui mesmo, no meio do bulício do quotidiano viver."

Ensinamentos recopilados do livro HUA HU CHING por Lao Tse

Sementes do Espaço Ponto de Luz de Rosana Rodrigues Rasalila D.D.


Nenhum comentário:

Postar um comentário