sexta-feira, 15 de maio de 2020

Iluminação por Sridhar Maharaji

Sri Siksastakam - Tradução e Iluminação por Srila Sridhar Maharaj


Sri Chaitanya Mahaprabhu ‘s Sri Siksastakam com iluminação por Sri Srila Bhakti Rakshak Sridhar Maharaj


Sri Siksastakam
Oito Versos Seminais de Instrução, 
compostos por Lord Sri Chaitanya Mahaprabhu


Verso 1


verso-11

“O Santo Nome de Krishna limpa o espelho do coração e apaga o fogo da
miséria na floresta do nascimento e da morte.
À medida que o lótus da noite floresce nos raios frios da lua, o coração
começa a florescer no néctar do Nome.
E, finalmente, a alma desperta para o seu verdadeiro tesouro interior -
uma vida de amor com Krishna.
Repetidamente experimentando o néctar, a alma mergulha e surge no
oceano sempre crescente de alegria extática.
Todas as fases do eu que podemos conceber são totalmente satisfeitas e
purificadas e, finalmente, conquistadas pela influência auspiciosa do
Santo Nome de Krishna. ”



Verso 2


verso-21

“Ó meu Senhor, o teu Santo Nome concede auspiciosidade a todos. E você 
tem nomes ilimitados, como Krishna e Govinda, pelos quais se revela.
Em Seus muitos Santos Nomes, você gentilmente investiu toda a
Sua potência transcendental. E ao cantar esses nomes, não há
regras estritas relativas a tempo ou lugar.
Por causa de sua misericórdia sem causa, você desceu na forma de som
divino, mas meu grande infortúnio é que eu não tenho amor por seu santo
nome.


 

Verso 3


versículo 33

“Quem é mais humilde que uma folha de grama, mais tolerante que uma
árvore, que dá a devida honra a outros sem desejar honra para si
mesmo, está qualificado para sempre cantar o Santo Nome de Krishna.”




Verso 4


verso-4


“Senhor, não tenho desejo de acumular riquezas, seguidores, mulheres
bonitas ou salvação. Minha única oração é pelo Seu serviço devocional
sem causa, nascimento após nascimento. ”



Verso 5 

 

verso-51
“Ó filho de Nanda Maharaja, eu sou Seu servo eterno; contudo, por
causa do meu próprio karma, caí neste terrível oceano de nascimento e
morte. Aceite esta alma caída e me considere uma partícula de
poeira nos Seus Santos Pés de Lótus.




Verso 6


verso-61

“Ó Senhor, quando lágrimas correrão dos meus olhos como ondas? 
E minha voz estremece em êxtase. Quando os pêlos do meu corpo se
arrepiarão, cantando Teu Santo Nome?




Versículo 7


verso-71

“Ó Govinda! Sem você, o mundo está vazio. Lágrimas estão inundando
meus olhos como chuva, e um momento parece para sempre.




Verso 8 

 

verso-81

“Krishna pode me abraçar com amor ou me pisar sob Seus pés. Ele pode
partir meu coração se escondendo de mim. Deixe esse deboche fazer o
que quiser, mas sempre será o único Senhor da minha vida.



 _________________________________________


Iluminação
Por Srila Sridhar Maharaj

Este é o melhor remédio para os devotos. Chegamos a medir o 
incomensurável, mas devemos sempre abraçar esse princípio. Ao tentar
nos conectar com o infinito Senhor do amor e da beleza, devemos lembrar
que Ele é o infinito. Ele é apenas um para nós, mas tem muitos devotos
como nós para lidar. Ele pode nos abraçar com muito carinho e
adoração, mas devemos estar preparados para o contrário. Podemos nos
ater a Seus pés, mas Ele pode cruelmente nos pisar. Pegamos Seus pés
sagrados com grande esperança, com todo o nosso coração; ainda
assim, podemos achar que Ele nos atropela e não se importa com todas
as nossas tentativas e afeições.

Podemos dar o nosso melhor e descobrir que nossa oferta está sendo 
odiosamente desonrada. Ele pode nos abraçar, mas, ao mesmo tempo, 
devemos estar preparados para que Suas relações sejam extremamente
cruéis. Ele pode atropelar todas as nossas ofertas sob Seus pés. 
Devemos estar preparados para Sua adoração e Sua odiosa 
negligência. Devemos estar preparados para quaisquer circunstâncias 
adversas.
Krishna pode ser indiferente. Ele pode não se importar. E quando Ele está 
nos punindo, está mais próximo, mas quando está indiferente, é ainda 
mais intolerável que o castigo. O devoto pensa: “Krishna está me 
ignorando, me negando tanto que Ele não gosta de manter 
nenhuma conexão comigo. Ele não me conhece? Sou estrangeiro, 
desconhecido para ele? Podemos aceitar o castigo como um 
benefício, mas a indiferença é ainda mais emocionante.
A dor da separação sentida por um devoto pode até dar um passo mais 
alto. Krishna pode abraçar carinhosamente outro bem diante de 
nossos olhos, na frente de nosso rosto, sem se importar 
nem um pouco conosco. Podemos pensar: "Esta é minha reivindicação, 
meu direito", mas isso pode ser dado a outro bem diante de nossos 
rostos. Isso será uma fonte de problemas crescentes para nós. 
Esta é a lei do afeto. A lei do amor não pode tolerar a indiferença. É demais 
para tolerar, mas devemos estar preparados para isso. Devemos 
estar preparados desde o início que este é o significado de Krishna-prema , 
amor divino por Krishna, porque Ele é um autocrata. Ele é amor. Amor 
divino significa misericórdia, e não justiça. Não há lei lá. E nós 
selecionamos o amor divino para ser a nossa maior fortuna, então 
devemos estar preparados para sermos tratados sem justiça. Não há 
justiça no amor divino; é de graça. Pode fluir em qualquer lugar e 
em qualquer lugar. Essa é a própria natureza do amor divino, por isso 
não podemos reivindicar - não temos direitos.
Essa é a natureza da coisa mais elevada e é extremamente rara. 
Mas a adesão hesitante a esse princípio é necessária do nosso 
lado. É amor verdadeiro, e você deve estar preparado para isso. 
Em todas as circunstâncias adversas, essa é a natureza real de 
Krishna-prema : morra para viver. Se você puder acomodar todos 
esses estágios diferentes, bons ou ruins, poderá entrar neste plano exaltado.

O amor está acima da lei

A justiça está dentro da lei; a misericórdia está acima da lei. Prema , 
o amor divino também está acima da lei, mas tem sua própria lei. 
Outro verso cujo significado é paralelo a este é dado por Srila 
Rupa Goswami Prabhupada:

virachaya mayi dandam dinabandho dayam va
gatir iha bhavatah kacid anya
mamasti nipatatu sata-koti nirbharam va navambhas
tad api kila payodah stuyate chatakena


Há um tipo de pequeno pássaro chamado chataka que apenas 
bebe água da chuva. Nunca bebe água da terra, seja de um rio, fonte 
ou lago. Sua natureza é que, com a boca para cima, anseia pela água 
da chuva. Srila Rupa Goswami dá este exemplo para mostrar como 
um devoto deve sempre estar esperando na “água da chuva” do amor 
de Krishna, e nenhum outro amor.

O devoto ora ao Senhor: “Você é amigo dos caídos, por isso 
tenho alguma esperança. Você pode conceder Sua graça ou me punir 
severamente; em ambos os casos, não tenho outra alternativa 
senão me render totalmente aos Seus pés de lótus.
Nossa atitude de rendição deve ser igual à do pássaro chataka, que 
sempre tem os olhos fixos para cima, orando por água da chuva. A água 
da chuva pode vir profusamente - não apenas o suficiente para 
encher a barriga pequena, mas o suficiente para afogar todo o corpo. 
Trovões podem vir de cima; um raio azul pode chegar e terminar seu 
pequeno corpo e enviá-lo para o quarto inexistente, mas ainda assim a 
natureza desse pássaro é orar exclusivamente pela água da chuva. 
Ele não vai tirar água de nenhum outro lugar em nenhuma circunstância. 
Nossa atitude em relação a Krishna deve ser assim: se Ele estende ou 
não Sua mão graciosa para conosco, é nosso dever nos render a Ele.
Nesse contexto, um versículo vem à minha memória. Quando Sri 
Krishna conheceu Srimati Radharani e as gopis em Kuruksetra 
após uma longa separação de talvez cem anos, sentiu que havia 
cometido um grande crime, separando-se deles. Aproximando-se 
das gopis, especialmente Srimati Radharani, e lembrando-se de suas 
qualidades de amor e rendição, sentiu-se o maior criminoso, tanto que 
se inclinou para tocar os pés de lótus de Radharani.
Um poeta representou a cena dessa maneira, e esse poema foi 
coletado por Rupa Goswami em seu Padyavali. Krishna era naquele 
tempo o rei supremo da Índia. Mas quando Ele entrou em conexão 
com as gopis e a atmosfera de Vrindavana, sentiu-se um criminoso 
e, curvando-se, estava prestes a tocar os pés de lótus de Radharani, 
quando Radharani, recuando, observou: “O que você está fazendo? ? 
Por que você vem tocar meus pés? Isso é surpreendente. 
Você perdeu a cabeça?

"Eu sou o verdadeiro criminoso"

Você é o mestre de tudo. Nenhuma explicação pode ser exigida de 
você. Você é swami. Você é meu marido e mestre, e eu sou sua serva. 
Pode ser que, por algum tempo, você estivesse envolvido em outro 
trimestre, mas qual é o mal nisso? Qual é a culpa em você por isso? 
Isso não importa, pois esse direito é dado a você pelas 
escrituras e pela sociedade. Não há crime, nem pecado de sua parte. 
Você não fez nada errado. 
Eu sou o verdadeiro criminoso. A maldade está comigo, o defeito 
está totalmente comigo. Você não é responsável por Nossa separação, 
então por que considera que está com defeito ou que cometeu algum 
erro? A prova positiva de que eu sou o verdadeiro criminoso é que 
sustento Minha vida; Eu não morri das dores da sua separação.
“Estou mostrando meu rosto ao mundo, mas não sou fiel a você. 
Não consegui me aproximar do padrão de fé que deveria ter mantido 
por Seu amor, por isso sou o criminoso, não você. Está escrito nas 
escrituras pelos santos que a esposa deve ser grata e devotada 
exclusivamente ao marido. Isso foi ordenado nas escrituras. 
Uma mulher deve ser dedicada exclusivamente ao marido, seu senhor. 
Portanto, nesta reunião, devo cair aos Seus pés e pedir perdão, por seu 
perdão, para que eu realmente não tenha amor por você. Estou mantendo 
esse corpo e mostrando meu rosto para a sociedade; Eu não 
sou um parceiro adequado para você, então por favor me perdoe. Você 
está implorando Meu perdão? É exatamente o oposto de como as coisas 
devem ser. O que é isso? Por favor, não faça isso.
Este deve ser o ideal de nossa afeição por Krishna. Nós, o finito, devemos 
tomar essa atitude em relação ao infinito. A qualquer momento, 
Ele pode apenas dar um pouco de atenção para nós, mas devemos 
estar atentos a Ele. E não há alternativa. Sri Chaitanya Mahaprabhu 
aconselha que temos devoção exclusiva a Krishna e, como somos 
insignificantes, nossa atitude deve ser desse tipo.

Se queremos algo tão grande, não é injustiça que sejamos tratados com 
ódio. Nossa perspectiva, entendimento e ajuste devem ser desse 
auto-sacrifício e auto-esquecimento, assim como quando alguém vai 
lutar por seu país no campo de batalha, não há espaço para luxo 
ou desejos excessivos.
Lembro-me de que, quando Gandhi formou seu exército de 
não-violência, um dos soldados voluntários perguntou: "Por favor, 
arranje chá para nós". Gandhi disse a ele: “A água do rio pode ser fornecida 
a você, mas não chá. Se você estiver pronto para isso, avance. 
Se queremos nos conectar com a Vrindavana- lila de Krishna, não 
podemos criar condições. Então, entenderemos o método recomendado 
por Sriman Mahaprabhu: humildade maior que a de uma folha de grama. 
Não deve haver reclamação do nosso lado. Não apenas na posição externa 
de nossa vida atual, mas mesmo na vida eterna, qualquer reclamação do
nosso lado deve ser cuidadosamente eliminada e devemos aceitar
plenamente os caminhos do Senhor. Krishna pode nos aceitar ou rejeitar;
nós temos que correr esse risco. Só então podemos progredir.
De uma maneira ou de outra, se pudermos entrar no grupo de servidores
de Krishna, descobriremos que todos têm essa natureza e, quando 
se reúnem, consolam-se nos seus respectivos grupos. Em diferentes 
relações de serviço, existem diferentes seções de servidores de natureza 
semelhante, e elas se consolam com a fala de Krishna ( krsna-katha ). 

No Bhagavad-gita (10.9), Krishna diz:
mac-chitta mad-gata prana
bodhayantah parasparam
kathayantas ca mam nityam
tusyanti ca ramanti ca


“Meus devotos se misturam, falam de mim e trocam pensamentos que 
consolam seus corações. E eles vivem como se essa conversa sobre 
Mim fosse a comida deles. Isso lhes dá um alto tipo de prazer, e eles 
descobrem que, quando falam sobre Mim entre si, sentem como 
se estivessem gostando da Minha presença. ”

tesam evanukampartham
aham ajnana-jam tamah
nasayamy atma-bhavastho
jnana-dipena bhasvata


“Quando às vezes o sentimento de separação de Mim é muito agudo em 
Meus devotos, de repente apareço diante deles e sacio a sede por Minha 
companhia.

Doçura na Dor

Neste último verso de Seu Siksastakam , Sri Caitanya Mahaprabhu deu 
outro tipo de consolo muito bom e alto. E isso foi confirmado por 
Krishnadasa Kaviraja Goswami, que escreveu:

bahye visa-jvala haya bhitare anandamaya
krsna-premara adbhuta charita


“Não tenha medo. Externamente, você pode sentir uma dor horrível de 
separação, mas internamente, você sentirá um tipo incomparável de rasa ,
a sensação mais agradável de paz, alegria ou êxtase. ” Externamente, pode 
haver dores de separação, mas internamente há a maior satisfação.

Dessa maneira, somos aconselhados pelas escrituras, e nossa 
experiência prática corrobora nossa fé nesse assunto sutil. O poeta 
inglês Shelley escreveu:

“Nossa risada mais sincera
é dolorosa;
Nossas canções mais doces são aquelas
que contam os pensamentos mais tristes. ”


Quando estamos lendo um épico em que há uma separação cruel 
entre o herói e a heroína, é tão doce para nós que, embora derramemos 
lágrimas, ainda não podemos deixar o livro. Quando ouvimos falar das 
dores de Sita-devi, como Ramachandra a bane e a deixa sem cuidados 
na floresta, embora esteja grávida, isso é muito doloroso. Nós 
derramamos lágrimas, mas ainda lemos. Há doçura na dor. É possível.

A separação de Krishna é assim. A característica especial de 
Krishna-prema é esta: externamente, sentimos uma dor extrema, 
como lava, mas internamente nosso coração está cheio de uma 
extraordinária alegria extática. Isto é o que Sri Chaitanya Mahaprabhu 
nos deu. Por mais que possamos entender o significado de Suas instruções,
estaremos preparados para esse tipo de vida. Esta é a tarifa para ir a 
Vrndavana, e quando somos apresentados a tantos outros como nós, 
nossa alegria não tem limites. Quando encontramos pessoas que têm
a mesma natureza e mente que nós, obtemos consolo delas. Não 
precisamos ter medo. Apesar de todas essas coisas, devemos pensar 
firmemente que esse é o nosso lar, e devemos querer voltar para casa, 
voltar para a Deidade.

Não somos estrangeiros por lá. Aqui somos estrangeiros: todo homem 
me trata da maneira que quiser. Mas Vrndavana é mais esperançoso 
e cheio da perspectiva mais alta. É o lugar da satisfação interior. 
Aspiramos depois disso; não podemos deixar de aspirar à nossa 
verdadeira casa. O que é verdadeira alegria e êxtase? Não estamos 
familiarizados com isso. Este é o nosso problema atual. No entanto, 
à medida que progredimos na consciência de Krishna, nos tornaremos 
conscientes de um sentimento prático de verdadeira alegria e êxtase, 
beleza e charme e, dessa maneira, nos tornaremos cada vez mais 
encorajados.

Yamunacarya diz:

yad-avadhi mama chetah krsna padaravinde
nava-nava-rasa-dhamany udyatam rantum asit
tad-avadhi bata nari-sangame smaryamane
bhavati mukha-vikarah susthu nisthivanam cha


“Antes de entrar em contato com o amor de Krishna de Vrindavana, o 
prazer mundano era de muita importância para mim; mas agora, se 
algum gosto mundano vem à minha memória, meu rosto fica desfigurado 
e cuspo com o pensamento.
Portanto, se sentirmos um gostinho desse êxtase, chegamos 
imediatamente à conclusão de que não pode haver comparação entre 
isso e qualquer paz ou prazer aqui neste mundo mundano. Ao mesmo 
tempo, uma vez acomodados nessa atmosfera, nenhuma dor pode nos 
perturbar ou nos afetar de maneira alguma.
Há um outro lado também: embora sejamos aconselhados a estar 
preparados para uma separação dolorosa, o fato não é tão cruel na 
realidade. Krishna diz, mayi te tesu chapy aham : "Estou sempre 
com Meus devotos." Onde quer que exista um devoto exclusivo, Krishna 
está lá como sua sombra, sempre invisivelmente se movendo atrás 
dele. Esta é a natureza do Senhor:

aham bhakta-parardhino
hy asvatantra iva dvija
sadhubhir grasta-hrdayo
bhaktair bhakta-jana-priyah


O Senhor diz a Durvasa: “Eu sou escravo dos Meus devotos; Não tenho 
liberdade além da vontade deles. Porque eles são completamente puros 
e dedicados a Mim, meu coração é controlado por eles, e eu permaneço 
sempre em seus corações. Sou dependente não apenas dos meus 
devotos, mas também dos servos dos meus devotos. Até os servos dos 
Meus devotos são queridos para Mim. ”

Krishna não é uma bala doce

Devemos estar preparados para quaisquer circunstâncias desfavoráveis,
mas não devemos desanimar. Krishna é muito carinhoso; Seu cuidado 
conosco é mais agudo e sincero. O carinho dele por nós não tem rival. 
Mesmo assim, Sriman Mahaprabhu nos deu um aviso neste versículo: 
“Você está vindo para procurar por Krishna? Krishna não é uma bala doce 
do mercado que você pode comprar e terminar tão facilmente. Você 
está tentando alcançar o mais alto do alto, portanto deve estar 
preparado para qualquer coisa.

Ao mesmo tempo, os devotos virão até nós dizendo: “Não temam. 
Nós somos todos como você. Vamos todos caminhar juntos em linha reta.
 Não tenha medo, estamos aqui. Dizem-nos que os devotos de Krishna 
são ainda mais solidários conosco do que o próprio Krishna. O consolo 
de nossa vida e nossa fortuna são Seus devotos, e Krishna diz: 

bhaktanam ca ye bhakta : “Quem é servo do meu servo é meu verdadeiro 
servo”. Sadhu-sanga , a associação de santos, é a coisa mais importante 
e valiosa para nós. Para avançar e progredir rumo ao infinito, nossa 
associação é nosso guia; é muito importante. Devemos nos ater a esta 
conclusão:

'sadhu sanga', 'sadhu sanga', - sarva sastre kaya
lava-matra sadhu-sange sarva-siddhi haya


A conclusão foi dada nas escrituras de que toda perfeição pode ser 
alcançada com a ajuda dos santos. A boa associação é a nossa maior 
riqueza para alcançar o objetivo supremo.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Humildade Devocional


trinad api sunichena
taror iva sahisnuna
amanina manadena
kirtaniyah sada hari
(Sikshastaka, verso 3)
O cântaro do coração deve ser feito destes quatro componentes: trinad api sunichena, devemos nos considerar como mais humildes do que uma folha de grama na rua; taror iva sahisnuna, devemos ser tolerantes como uma árvore; amanina, não devemos exigir respeito por parte dos outros; manadena, em vez de exigirmos respeito, devemos respeitar todos. Mahaprabhu é quem dá, e você é quem recebe. Se seu cântaro não for feito desses elementos, como poderá receber? Explicando esse verso, Krishnadasa Kaviraja Gosvami escreveu:
Estes são os sintomas de quem entoa o maha-mantra Hare Krishna. Embora seja muito elevado, considera-se inferior à grama no chão, e, como uma árvore, tolera tudo de duas maneiras. Quando uma árvore é cortada, ela não protesta, e mesmo enquanto definha, não pede água a ninguém. As árvores entregam suas frutas, suas flores e todas as suas posses e todos e qualquer um. Ela tolera o calor escaldante e torrentes de chuva, apesar do que fornece abrigo a outros. Apesar de um vaishnava ser a personalidade mais elevada, ele não tem orgulho e oferece todo respeito a todos, ciente de que todos são moradias de Krishna. (Chaitanya-caritamrta, Antya-lila 20.22-25)
vaishnava é uma pessoa muito elevada, mas sua disposição é: “Sou o mais baixo dos baixos. Todos são superiores a mim. Absolutamente ninguém está abaixo de mim”. Isso é trinad api sunichena – completamente livre de orgulho. No Bhagavad-gita (16.4), o Senhor Krishna diz:
dambho darpo ‘bhimanas cha
krodha parusyam eva cha
ajnanam chabhijatasya
partha sampadam asurim
“Orgulho, arrogância, vaidade, ira, rispidez e ignorância – essas qualidades pertencem àqueles de natureza demoníaca, ó filho de Pritha”. Orgulho é uma qualidade demoníaca. Um vaishnava não tem orgulho; além disso, demonstra respeito a todos porque vê Krishna no coração de todos. Ele não desrespeita nem mesmo uma minúscula formiga, pois vê a relação com Krishna: “Esta é uma jiva [alma] de Krishna”.
ei-mata hana yei krishna-nama laya
sri-Krishna-carane tanra prema upajaya
“Se alguém entoa o santo nome de Krishna dessa maneira, certamente desperta seu amor dormente pelos pés de lótus de Krishna”. (Chaitanya-charitamritaAntya-lila 20.26)


sábado, 25 de abril de 2020

Você quer receber vídeos com tratamentos naturais para Covid-19?





Os tópicos do vídeo que pretendo gravar com tratamentos para a pandemia são:

1 - Tratamento preventivo de proteção para pessoas da área da saúde, especificamente, em contato com doentes;

2 - Tratamento para contaminados com Covid-19;

3 - Tratamento padrão para proteção e imunidade;

4 - Tratamento para familiares em contato com contaminados em casa ou no hospital;

5 - Tratamento para idosos resistentes ao isolamento ou em solidão;

6 - Tratamento para adictos em isolamento (dependentes químicos ou alcoólicos);

7 - Tratamento para pessoas em luto (perdas pelo covid-19);

8 - Tratamento para curados do Covid-19 (restabelecimento pós, evitar reeinfecção);

9 - Fitoterapia (ervas e tintutras) e Florais de Bach para pessoas com doenças pré-existentes ou comorbidades;

10 - Dicas de Medicina Ayurvédica;

11 - Dicas de Aromaterapia básica direcionada para Covid-19,  prevenção e imunidade;

12 - Dicas de Homeopatia;

13 - Sugestão de um tratamento inédito com envio de vídeo.

Os remédios naturais poderão ser comprados e entregues em domicílio, sem necessidade de sair do isolamento.

Pessoas interessadas em receber o vídeo favor mencionar:

1 - os itens  acima que têm interesse em receber e

2 - o email para contato.

Grata. Sempre Toda Paz.
Namastê. 🌷

Rosana Ap.Rodrigues Freedman
Terapeuta Practitioner Bach Centre da Inglaterra
Registro PIN/BZP 2000-0124R
30 anos de experiência em tratamentos com adultos, crianças e animais.

PS: os comentários devem ser deixados no post original do meu perfil, não nas páginas e grupos em que forem compartilhados. Atenção.








terça-feira, 14 de abril de 2020

Coronavirus- Estudo científico Revista Science 14/04/2020



       ARTIGO CIENTÍFICO MAIS RECENTE PUBLICADO SOBRE CORONAVIRUS



Resumo

É urgente entender o futuro da transmissão da síndrome respiratória
aguda grave - coronavírus 2 (SARS-CoV-2). Usamos estimativas de sazonalidade, imunidade e imunidade cruzada para betacoronavírus
OC43 e HKU1 a partir de dados de séries temporais dos EUA para
informar um modelo de transmissão de SARS-CoV-2. Projetamos que
surtos recorrentes de SARS-CoV-2 no inverno provavelmente ocorrerão
após a onda pandêmica inicial mais grave. Na ausência de outras intervenções, uma métrica chave para o sucesso do distanciamento 
social é se as capacidades de cuidados intensivos são excedidas.
Para evitar isso, o distanciamento social prolongado ou intermitente
pode ser necessário até 2022. Intervenções adicionais, incluindo
capacidade ampliada de cuidados críticos e uma terapêutica eficaz, melhorariam o sucesso do distanciamento intermitente e acelerariam
a aquisição da imunidade do rebanho. Estudos sorológicos longitudinais
 são urgentemente necessários para determinar a extensão e a duração
 da imunidade à SARS-CoV-2. Mesmo no caso de eliminação aparente, a vigilância de SARS-CoV-2 deve ser mantida, pois um ressurgimento do contágio pode ser possível até 2024.

Link para artigo científico completo publicado em inglês 👇🏼👇🏿👇🏼👇🏿

https://science.sciencemag.org/content/early/2020/04/14/science.abb5793

Baixe APP Google Chrome para traduzir automaticamente
para português.

Site Science não permite copiar texto para eu copiar aqui a tradução.


Foto da capa do livro de arqueologia que quebrou com tudo que
a comunidade científica afirma até hoje. FORBIDDEN ARQUEOLOGY.

Namastê,

Por Rosana Rodrigues Freedman



quinta-feira, 2 de abril de 2020

CORONAVIRUS- EXPLICAÇÃO ESPIRITUAL

Medo, Liberdade e Castigo: O que Devemos Pensar sobre o Inferno?

Bhakti-tirtha Swami

Mesmo o inferno sem sofrimento é ruim. Entenda nesta leitura.

            O tópico do diabo, demônios e os planetas infernais é carregado de medos e equívocos. Por esta razão, ele é frequentemente evitado. No entanto, nós devemos compreender esses assuntos de maneira a ter uma visão ampla do ambiente material e funcionar dentro dele como guerreiros espirituais produtivos.
O Local Ideal para Férias
Vamos sair em uma aventura. Vamos fingir que eu tenho um panfleto de viagens em minha mão e estamos tentando decidir onde passar as férias. Eu descreverei um local em particular e nós veremos se você quer ir lá. Uma vez que chegarmos nesse ambiente, não será permitido a ninguém sair por centenas e milhares de vidas. Esse ambiente é planejado sem a sobrevivência humana em mente, e, uma vez que você está nele, você é constantemente perturbado por sua mente, por outras entidades vivas e pela natureza material. Enquanto estiver lá, você terá de lutar para comer, vestir-se e se abrigar. Você está sob vários diferentes tipos de governos opressivos, onde a maioria dos líderes são manipuladores e exploradores. Você está sempre sofrendo de algum tipo de doença, você envelhece todos os dias, e você tem que morrer. Não importa o quanto você se ama, ou o quanto cuida de si mesmo – você vai morrer mesmo assim. Não importa o quanto você se importe com os outros; eles também morrerão. Nesse ambiente, há sempre guerras e preparações para mais guerras. A filosofia básica é: eu mato você, você me mata, nós os matamos, e eles nos matam. Se eu perguntasse: “Você gostaria de ir lá comigo? Vamos nos divertir um pouco”, você provavelmente responderia com um ressoante: “Não! Eu não estou interessado!” Considere isto: nós estamos todos vivendo em um ambiente assim neste exato momento, um ambiente para o qual todos nós escolhemos vir, conscientemente – este mundo material!
Livre-Arbítrio
Uma pessoa pode perguntar: “Se estamos neste tipo de ambiente, temos realmente livre-arbítrio? Nós não queremos envelhecer ou ter doenças. Não queremos lutar tanto apenas para permanecermos vivos. Então, onde está o livre-arbítrio?” Há livre-arbítrio no fato de que você é livre para fazer qualquer escolha que quiser, pelo menos dentro dos limites descritos. Essas escolhas, contudo, trazem consigo consequências.
Somos livres para escolher, mas temos que lidar com as consequências.
Digamos que você vai comer em um restaurante. Você olha o cardápio e pede um tipo particular de sopa. O garçom lhe traz a sopa. Quando você a prova, você não gosta e começa a reclamar. Você pode não ter considerado completamente a combinação de ingredientes ou a competência do cozinheiro, mas foi isso o que você pediu e foi precisamente isso o que você recebeu. Essa é a natureza do livre-arbítrio. Nós temos toda a capacidade para fazermos uma escolha; nós podemos apertar qualquer botão que quisermos. Contudo, quando apertamos um botão, temos que assumir a responsabilidade pelo que acontecer. A reação é predestinada, mas é ativada por nossa escolha.
Assim, tanto o livre-arbítrio como a predestinação são realidades. Nós somos responsáveis por todas as situações em que nos encontramos. Essa conclusão é um tanto difícil de aceitar, especialmente na cultura moderna dos dias atuais, a qual nos dirige a encontrar alguém ou algo para culpar quando as coisas dão errado. Estejam os indivíduos sofrendo de câncer, conflitos familiares, problemas legais ou qualquer outro grande problema, a verdade é que eles mesmos trouxeram essas situações para si. Olhemos para as doenças. Mesmo a medicina moderna aceita que algumas doenças são psicossomáticas. A mente pode e de fato afeta o corpo; ela afeta toda a matéria. O sutil afeta o grosseiro, e o grosseiro influencia o sutil.
Nossas situações são arranjadas por agentes superiores para nos permitir ficarmos cansados de tentar manipular a energia material. Por não apreciar devidamente a beleza do relacionamento com o Senhor, a humanidade recebe um campo temporário para agir conforme seus desejos. Esse ambiente é planejado para nos causar frustração, desgosto e desapontamento, para nos tornar contemplativos e introspectivos. No final das contas, serve para nos dirigir para longe do mundo temporário, em favor do que é eterno. Isso é arranjado para nós para compreendermos, por fim, que nossa felicidade não está no interesse pela energia material, mas em servir ao Senhor incondicionalmente, dessa forma tornando-nos completos novamente.
A vida é um jogo no qual devemos restabelecer nossa verdadeira identidade. Infelizmente, nós frequentemente jogamos de acordo com nossas próprias regras, como crianças que inventam as coisas conforme jogam. Crianças às vezes brincam nas ruas. Apesar de perigoso, ainda assim isso tem um grande apelo para elas. Por agir segundo esse desejo, elas se colocam em uma situação muito precária. Como crianças, nós precisamos aprender a importância de assumirmos a responsabilidade por nosso livre-arbítrio e a importância de utilizá-lo com sabedoria. A não ser que façamos isso, nós jamais conseguiremos reciprocar apropriadamente em relacionamentos amorosos. O livre-arbítrio é imprescindível em um relacionamento amoroso porque não pode existir amor sem a oportunidade de se opor a esse amor. Não pode existir uma apreciação sem a oportunidade de expressá-la através da escolha. Se nós somos feitos à imagem do Divino, então, assim como Deus tem livre-arbítrio, nós também temos. A dificuldade surge de nossa incapacidade de compreender, ou aceitar, que não é benéfico tentar utilizar nosso livre-arbítrio separados de Deus. Isso é porque somos partes integrantes de Deus, um pequeno fragmento do todo, mas não somos o todo-completo. Como partes do todo, nossa função é servir o todo. O todo certamente não deve servir a parte. Por exemplo, imagine se seu estômago tentasse comer por conta própria e dissesse à boca: “Eu estou cansado de você sempre obter a comida primeiro. Eu acho que eu devo obtê-la primeiro.” Isso seria impossível. Uma parte não pode funcionar apropriadamente separada do todo. Essa é a ordem natural do universo.
Conforme compreendemos mais e mais como somos responsáveis pelo que vivenciamos, podemos fazer arranjos para vivenciar aquilo que é mais auspicioso, e seremos capazes de avaliar as coisas das quais realmente precisamos. É importante nos concentrarmos mais no que precisamos do que no que queremos, porque muito do que queremos complica nossa vida desnecessariamente. A resposta é nos aproximarmos da Divindade nesta postura: “Seja feita a Vossa vontade. Usai-me para Vossos propósitos.” Nós, então, estaremos plenamente disponíveis para o serviço ao Senhor.
Por que Coisas Ruins Acontecem com Pessoas Boas?
Nós iremos agora examinar o conceito de mal. Alguém pode se perguntar: “Mas se Deus é completamente bom e nada pode acontecer fora de Seu controle, como pode existir o mal no mundo? Como pode um Deus todo-misericordioso e beneficente trazer, permitir e ser responsável pelo mal? Por outro lado, se algo de fato acontece fora do controle do Senhor, isso quer dizer que o mal é tão poderoso quanto o Senhor? Poderia o diabo de fato ser supremo?” A resposta começa com a premissa de que Deus é totalmente bom e totalmente amoroso. É verdade que milhões de pessoas não têm nem mesmo água potável para beber. Milhões de pessoas estão morrendo de fome. Milhões de pessoas são refugiadas. Existe fome, seca e guerras em toda parte. Doenças dizimam a população mundial. Como explicamos esses acontecimentos?
Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?
Considere uma prisão. Quando você vai à prisão, você compreende que não é um local de férias ou um palácio, nem deveria ser. Uma prisão é um ambiente para reabilitação e retificação, não para desfrute. Este mundo material é uma prisão, sendo sua natureza de sofrimento e miséria. Sempre existirão guerras no mundo material. Sempre existirão doença e morte. Esses fenômenos não são naturais, porque estamos em uma posição antinatural. Contudo, temos dentro de nós a capacidade de retificar a situação através do uso apropriado de nosso livre-arbítrio. Na proporção em que nos identificamos com o material, ou com o antinatural, o mal é uma realidade para nós. O mal é tão real e tão penetrante quanto as percepções e pensamentos de uma pessoa. Se nossa consciência é pura, nós percebemos que a única realidade é o mundo espiritual. Quanto mais materialmente contaminada é a nossa consciência, mais o mundo material, com sua miséria e dor, tem influência sobre nós.
Portanto, o mal não existe, e, ao mesmo tempo, todo este cosmo material é abastecido pelo mal. A baixa consciência global neste momento atraiu este mal, e Deus permite que ele permaneça. Por quê? Porque sofrer as consequências de seu comportamento pode impulsionar uma pessoa em direção ao bem absoluto, assim como o castigo dos pais pode incutir nos filhos o comportamento correto. Uma pessoa pode ver o castigo dos pais como negativo, mas, de fato, ele é uma expressão de amor. As pessoas atraem o castigo para si com base nas ações que cometem, mas isso deve ser visto menos como um castigo imposto, e mais como um resultado natural da ação imprópria. Esse tipo de pensamento nos ajuda a apreciar as oportunidades para crescimento proporcionadas por nossos desafios.
Devido a uma má compreensão destes pontos, as pessoas acreditam que Deus e o mal são conceitos mutuamente excludentes. Vistos de uma perspectiva mais transcendental, contudo, esses dois opostos estão integralmente relacionados, assim como os dois lados de uma moeda estão relacionados. Novamente, nós todos temos a escolha de servir a Deus ou de nos concentrarmos em servir a nós mesmos. O motivo de estarmos nesta prisão de misérias é o nosso desejo de servir a nós mesmos. Por escolhermos não servir a Deus, nós recebemos reações dolorosas.
Males que Vêm para Bem
Qualquer que seja sua situação, diga para si mesmo: “Como eu posso aprender com essa situação? Por alguma razão, ela surgiu para mim. Já que o Senhor é meu benquerente e é misericordioso, magnânimo e muito preocupado com meu bem-estar, esta situação está ocorrendo para o meu próprio aprimoramento, para meu próprio crescimento.” Portanto, em toda situação, pergunte a si próprio: “Como eu posso usar esta situação para aumentar minha compreensão, meus sentimentos e minhas relações amorosas?” Se você fizer isso, cada situação trará à tona crescimento e progresso.
A forma como vemos eventos positivos também é importante. Se quando algo positivo acontece, sentimos que é por nosso mérito e questionamos por que Deus demorou tanto para prover essa situação, não estamos praticando a consciência de gratidão apropriada. Entretanto, se usamos apropriadamente o que temos e aceitamos quaisquer complementos ou aprimoramentos com a atitude de que não somos realmente merecedores, mas ainda assim somos gratos pelo que o Senhor enviou, então haverá progresso espiritual. Quando surgirem situações positivas, utilize-as com uma consciência de gratidão e apreciação. Da mesma forma, quando surgirem situações negativas, utilize-as para ganhar força e coragem.
Obviamente, é mais fácil falar do que fazer. Mas cada ação tem sua raiz em um pensamento ou reflexão. Se você acredita que algo é possível e você seriamente tenta trazer a situação à tona, ela pode se tornar uma realidade. Contudo, se você nem mesmo considera as possibilidades e não tenta, o potencial para o sucesso é, no mínimo, limitado. Lembre-se sempre, portanto, que sua consciência pode diminuir o sofrimento. Você já percebeu que há certas pessoas que, mesmo quando expostas a uma doença contagiosa, não são infectadas? E quando tais pessoas de fato adoecem, elas conseguem restaurar a saúde de seu corpo muito rapidamente? Enquanto estão doentes, seu vigor está alto e elas nem mesmo parecem doentes. Isso ocorre porque elas não aceitam a doença em seus padrões de pensamento. Sua consciência é de saúde e bem-estar. Mudar nossa consciência pode ser um poderoso antídoto contra a dor e levar a uma rápida recuperação.
Demônios: O que Diabos São Eles?
O demônio é tido como aquele que causa o mal no mundo. As crianças são às vezes coagidas a se comportarem através da ameaça de que o “bicho-papão” vai pegá-las. Como um adulto, o bicho papão se torna o demônio, e o medo permanece. Contudo, se você se recusa a lhes dar poder, então não há muita coisa que eles possam fazer a você. A pessoa louca pensa que uma vara é realmente uma cobra, e age de acordo. Uma pessoa sã vê a vara, compreende e não sente medo. Similarmente, nós criamos muitas coisas que são reais para nós apenas porque permitimos que elas sejam reais. O que assume precedência em nossa vida está baseado em onde concentramos nossa energia. Existem muitas situações aceitas por nós como prioritárias que, na verdade, são de pouca importância. De modo inverso, há muitas prioridades muito importantes que nós apagamos de nossa consciência. Isso mostra o quanto a mente é poderosa. A mente pode agir como nosso próprio demônio pessoal se deixarmos. Se aceitarmos algo mentalmente, temos que agir dessa forma.
Por exemplo, se alguém me diz: “Você é tão feio que me dói a vista olhar para o seu rosto”, eu posso responder de diversas maneiras. Eu posso aceitar as palavras literalmente e ficar irado e furioso. Eu posso sentir que eu tenho que responder para a pessoa na mesma moeda. Eu posso olhar no espelho apenas para ver o quanto eu sou feio. Eu posso procurar um cirurgião plástico. Eu poderia fazer todos os tipos de coisa. Ou eu posso simplesmente não me permitir me identificar com esse ataque. Se eu não o aceitar, não terei de me ocupar em nenhuma atividade para rebatê-lo. Eu não preciso provar nada; eu não preciso modificar meu comportamento em nenhuma direção em particular.
Uma vez que nos identificamos com a mente aceitando o que ela nos oferece, então não só aceitamos os pensamentos, mas também os sentimentos, associações, condicionamentos e padrões de comportamento correspondentes. Gostando ou não, nós aceitamos o pacote completo. Nós devemos encontrar maneiras de evitarmos de nos identificar e sermos levados pela mente, para que possamos sempre fazer de tudo o que acontece uma parte da experiência de crescimento.
Existem muitos tipos de influências negativas. Um tipo de influência são formas de pensamento. Todo pensamento que é criado pelos habitantes deste planeta alcança a plataforma etérea, o aspecto sutil do ar. Formas de pensamento assumem vida própria, influenciando indivíduos e coletivos. Quanto mais negativos os pensamentos, mais negativa a influência. Quanto mais positivos os pensamentos, mais positiva a influência. Os semelhantes se atraem. A consciência do indivíduo se torna a consciência do grupo, a qual se manifesta como a consciência coletiva do planeta.
Nós podemos fazer de nossa mente o lar de seres hostis. Esses seres são a fonte daquelas vozes malignas que esperam no fundo, aguardando alguém sintonizar sua consciência nelas; eles são aqueles que estão dispostos a correr riscos para nos levar a colocar em perigo nossas próprias vidas e as vidas de outros em aventuras ousadas. Essas vozes pertencem a entidades sutis. Há três maneiras de uma pessoa reagir ao que ela está ouvindo: rejeitar imediatamente, aceitar como verdadeiro e apagar, ou aceitar e agir de acordo. O volume de resistência que uma pessoa tem a essas formas negativas de pensamento irá determinar qual ação será tomada. Aqueles com menos resistência podem ser influenciados por energias negativas porque se permitiram entrar em sintonia com elas. As vozes tornam-se a realidade para elas, muitas vezes com atos insanos como resultado. Se escolhermos rejeitar mensagens negativas, não apenas essas entidades não terão influência sobre nós, mas elas nem mesmo se dirigirão a nós. Portanto, nós não as tornaremos uma realidade.
Nos dias atuais, precisamos nos fortalecer contra o mal que está presente na atmosfera. Entidades inferiores e superiores estão constantemente lutando pelo controle. A mente constantemente flerta entre uma e outra polaridade, sendo controlada até certo ponto pelos ambientes e associações da pessoa. Frequentemente, para muitas pessoas, o eu inferior está se tornando dominante, e esses indivíduos estão se tornando cada vez mais pecaminosos. O eu superior está sendo coberto por luxúria, ira e cobiça. As pessoas estão gradualmente perdendo a capacidade de controlar e manipular seus próprios corpos. Elas estão perdendo sua independência e se tornando fantoches de sua mente e de seus sentidos. Nós devemos examinar essa escravização, pois os objetos em que nos focamos enquanto vivos se relacionam diretamente com o foco que haverá no momento da morte – e além.
A Alma: Na Morte e Além
Após a morte, as almas podem experimentar prazer nos planetas celestiais ou dor nos planetas infernais, ou também podem vir para os planetas terrestres intermediários, que oferecem um equilíbrio entre ambos.
Algumas almas podem viver milhares de vidas antes de terem a oportunidade de voltarem a uma forma física dentro desta atmosfera terrestre em particular. Os requerimentos cármicos e arranjos exatos que elas necessitam para sua reentrada podem não estar disponíveis – por exemplo, os pais adequados ou o ambiente físico apropriado. Por outro lado, algumas pessoas podem ter tantas coisas para fazer dentro de um ambiente, como esta Terra, que elas são enviadas de volta imediatamente. Neste momento, há muitas almas que passaram longos períodos esperando para reentrarem em nossa atmosfera.
Abortos contribuem para a escassez de oportunidades adequadas para assumir outro corpo terrestre. Conforme aumenta o número de abortos, cresce o número de almas necessitadas de corpos. Dessa forma, a duração de tempo que leva para as almas reentrarem também aumenta. Porque o plano astral está congestionado, o transbordamento de energia e agitação resultantes estão bombardeando a população em geral daqui, causando um aumento de caos no planeta.
Alguém pode se perguntar se, de alguma forma, é possível evitar todo esse procedimento pós-morte. Sim, é possível. Às vezes, uma alma pode ter uma conexão muito poderosa com um agente do Senhor Supremo, assim como um homem rico pode ter um poderoso e bem conhecido advogado para representá-lo em uma corte da lei. Se o agente, como o guru, é de alta qualidade, então às vezes a situação pode ser resolvida sem ter de aparecer perante o quadro cármico. Geralmente é esse o caso se a alma está conectada ao sistema transcendental e não é mais apegada às limitações do mundo material.
Jesus e outros profetas enfatizaram estar no mundo mas não ser do mundo. Você está neste corpo agora, mas, se você compreende que este corpo é uma roupa, você não ficará preso à identificação e ao apego excessivos a ele. Dessa forma, quando abandonar seu corpo, você não terá de ser posto em uma situação para trabalhar seus apegos materiais. Deus, na verdade, não o castiga ou recompensa. Ele simplesmente provê uma situação na qual você poderá experimentar como é ser explorado. Se você está preocupado com pensamentos sobre a divindade, a espiritualidade e a transcendência, seu corpo está se tornando espiritualizado, e é só questão de tempo até você alcançar a dimensão espiritual.
Os Planetas Infernais
Muitos de nós estamos familiarizados com os antigos pregadores do fogo e enxofre que estão eternamente prevendo o escaldante fim de uma vida pecaminosa. Eles advertem que os pecadores irão queimar para sempre em uma existência escura e infernal. Essa concepção pode levar à relutância em adorar um Deus que Se propõe a lançar Seus filhos, partes dEle mesmo, em uma fornalha terrível pela eternidade. Castigo, por definição, é uma forma de retificação, não de aniquilação. Nós condenaríamos quaisquer pais na sociedade que tratassem sua prole de maneira tão cruel a ponto de matá-los por um pequeno erro, ou mesmo por um grande. Por que, então, aceitamos uma visão tão cruel do Deus do amor, sem contestarmos? Dada a natureza amorosa de Deus, o conceito de um inferno no qual queimamos eternamente não pode ser real. Isso é verdade mesmo se dissermos que o inferno é controlado pelo Diabo. Seria o Diabo mais poderoso do que Deus, de forma que Deus não possa Se conectar novamente com uma alma que esteja no inferno? O conceito de inferno é mais complexo do que como normalmente se lida com ele. Ele, na verdade, se baseia em castigo de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
É importante compreender o inferno para que a pessoa esteja equipada com conhecimento para se afastar dele o máximo possível. Pode-se encorajar uma criança mostrando a ela coisas positivas. Mesmo assim, uma compreensão do que pode acontecer caso ela se aproxime do negativo pode conduzir a uma ação mais focada e premeditada. Conhecimento sobre os planetas infernais pode trazer à tona um medo necessário para que a pessoa permaneça fortalecida e focada no Divino.
Há centenas e milhares de planetas infernais que a alma pode ter de visitar. Apesar de serem reais em um sentido, sua existência é baseada na consciência da pessoa. O inferno é, na realidade, um conceito mental, e é experimentado de acordo com diversas variáveis. A experiência é baseada na cultura, religião, compreensão e consciência da pessoa. Certamente se baseia nos pecados de alguém: o tipo, a qualidade e a extensão de suas más ações.
Animais não vão para o inferno. A consciência do animal se adapta e prossegue para o nível seguinte automaticamente, porque o animal não é responsabilizado por suas ações. Dessa forma, o animal ganha corpos superiores sucessivamente até alcançar a plataforma humana. Somente na forma humana, onde existe inteligência racional para buscar a autorrealização, há responsabilidade. É na forma humana que se espera que compreendamos nosso relacionamento de prestação de serviço para com o Senhor. O corpo humano é um “corpo de escape”: existe mais oportunidade de escapar do ciclo de repetidos nascimentos e mortes enquanto estamos nesta forma. Contudo, de acordo com nossas ações, podemos não ser capazes de escapar da reação dos planetas infernais. Isso dependerá de nossa consciência.
Nos reinos infernais, nossos desejos se tornam nossos maiores inimigos. Eles nos bombardeiam e, por fim, nos frustram, porque não podem ser satisfeitos. Cada inferno é designado para acomodar diferentes atividades pecaminosas. Uma pessoa que ama torturar e matar pequenas criaturas e entidades inferiores tem de pagar o preço de ser atacada pelos mesmos tipos de criaturas que ela abusou ou matou. As sensações de dor, miséria e tormento são experimentadas repetidamente, pois a alma não morre. Aqueles que gostam de cozinhar animais vivos, como caranguejos, lagostas e outros crustáceos marinhos, em água fervente simplesmente para satisfazer o paladar, irão experimentar como é isso. Eles próprios serão jogados em um tonel de água fervente, mas não morrerão. Eles terão de experimentar e suportar tais sensações dolorosas repetidamente.
Um tipo especial de inferno existe para administradores, reis, políticos e membros do governo que cometem extorsão ou punem pessoas inocentes. Porque são responsáveis por muitas vidas, há uma penalidade severa para o mau uso de sua posição. Eles serão esmagados entre dois enormes rolos, tão facilmente quanto a cana de açúcar é esmagada para remover o suco. Eles sentirão seus órgãos internos sendo amassados e, mais uma vez, não morrerão. Eles viverão essas experiências dolorosas muitas e muitas vezes.
Outro tipo de inferno aguarda aqueles que se entregam consistentemente ao sexo ilícito, o sexo que não é selado pela santidade do casamento. Eles irão para um ambiente que é sobrecarregado sexualmente, e imagens mentais irão sugerir que eles estão com o sexo oposto. Mas eles se darão conta de que, na verdade, estão abraçando uma efígie de ferro incandescente. Eles sofrerão queimaduras e sentirão o calor intolerável dessa efígie, mas não serão capazes de soltá-la. Eles experimentarão essa dor repetidas vezes.
Saindo do Inferno
Apesar dessas almas estarem vivenciado repetido sofrimento, o sofrimento não é eterno. Deus não permitiria que sofrêssemos eternamente, porque isso anularia o propósito da reformação. Enquanto uma alma está passando pelo castigo, ela simplesmente sente que o sofrimento vai durar para sempre. Um dos aspectos mais importantes de passar pelos ambientes infernais é o fato de ser deixada na consciência uma impressão que torna extremamente desconfortável buscar aquela linha de ação novamente.
Às vezes, impressões que foram marcadas no corpo sutil devido a experiências em uma vida anterior afetam diretamente o presente. Pesadelos às vezes ocorrem devido à recordação de uma visita aos reinos infernais. Uma pessoa pode ter uma fobia muito intensa com origem em alguma vida anterior. Filmes que vemos podem desencadear algo em nossa consciência que vem de experiências em outros ambientes, tais como os planetas infernais. Em muitos casos, pessoas que estão se preparando para abandonar morrer podem ver entidades dos planetas infernais e ficarem amedrontadas a ponto de começarem a defecar ou urinar ou gritar por ajuda. Isso ocorre porque, de acordo com nossa qualidade no momento em que deixamos o corpo, nós ganhamos uma experiência inicial que é reforçada posteriormente. Essa experiência geralmente envolve ser levado aos planetas inferiores por agentes da escuridão (se tivermos sido pecaminosos) ou aos planetas superiores por agentes da luz (se tivermos sido piedosos).
Inferno no Céu
Em algumas categorias de planetas infernais, não existe tortura. Existe o que são chamados de planetas celestiais subterrâneos. Alguém pode se perguntar por que eles são classificados como inferno. Por definição, inferno refere-se a quão pouca consciência de Deus existe. Nos planetas celestiais subterrâneos, há uma intensa atmosfera de gratificação dos sentidos e desfrute pessoal, até mesmo em quantidade maior do que em alguns dos planetas celestiais superiores. Contudo, há pouca ou nenhuma consciência de Deus. Certos tipos de almas entram nesses planetas e sofrem ali. É como estar confinado em casa. O ambiente parece agradável, mas, ainda assim, é uma forma de encarceramento porque as almas estão aprisionadas por seus desejos de servir aos próprios sentidos ao invés de Deus. Tentativas de servir o corpo, a mente e os sentidos ao invés do Senhor, resultam, no final, em sofrimento.
Uma vez que tenhamos sido expostos a esse tipo de informação, nossa energia deve ser focada em como podemos restabelecer nosso relacionamento com Deus, agindo em nosso papel natural como Seus servos. Quanto mais aumenta o nosso desejo de servir o Senhor, mais provisões são feitas para que jamais tenhamos que nos preocupar com essas experiências materiais novamente. O medo é natural, mas o poder do amor substitui tudo neste mundo material. Aumentando nossa consciência, podemos nos alinhar com a fonte de todo o amor e nos preocuparmos com a sociedade que está rapidamente se degradando.
O Amor É Superior ao Medo
Muitos foram criados para temer o inferno, e até mesmo Deus, mas o poder do amor é a força mais forte na criação. Uma criança imatura tem respostas condicionadas, baseadas em recompensas e castigos. Castigos incutem medo, mas, conforme a criança amadurece, o comportamento se baseia no amor. Dessa forma, a criança pensa: “A mamãe e o papai ficarão chateados se eu fizer isso; então eu não vou fazer.” Quando o amor não é tão fundamentado, a criança pensa: “Eu não devo fazer isso, pois, se eu fizer, eu serei castigado.”
Similarmente, quando nossa espiritualidade não é muito profunda, nosso relacionamento com o Senhor Supremo é baseado em recompensas, castigo e medo. Nós não nos comportamos de determinadas maneiras porque não queremos ser castigados. Conforme amadurecemos, nossas escolhas de agir ou não agir não se baseiam mais em medo. Ao invés disso, são determinadas por nossa vontade de prestar serviço imotivado, e nós nos tornamos ávidos por fazer o que é necessário motivados por amor genuíno. Conforme a rendição se torna profunda e sincera, o Senhor reciproca com bênçãos e graças proporcionalmente. Em última análise, tudo é baseado em nossa rendição e em nossa devoção.
A presença do medo indica que há uma qualidade baixa de amor em nossas vidas, uma fraqueza em nosso relacionamento com Deus. Como filhos de Deus, queremos agir em harmonia com a vontade de Deus por causa de nosso amor por Ele.

Hare Krishna 
Via Amigos de  Krishna.