sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Iniciação ao Estudo dos Vedas

                                 INICIAÇÃO AO ESTUDO DOS VEDAS


INTRODUÇÃO:

Bhagavad-gita, a Essência do Conhecimento Védico


Os Vedas são a fonte original de todo e qualquer conhecimento e sua origem é transcendental. Desse modo, não há ramo de conhecimento material ou espiritual que não esteja contido nos textos védicos originais. O conhecimento de uma pessoa sob a influência da energia material está sempre sujeito a quatro tipos de defeitos: sua mente e intelecto têm a forte tendência de se iludir, seu comportamento está sempre manchado de erros, seus sentidos de percepção são defeituosos e limitados e, para satisfazer seus interesses pessoais, ela é capaz de enganar as outras pessoas. Na verdade, é comum que uma pessoa na plataforma material manifeste um ou mais destes defeitos de uma só vez. No entanto, devemos compreender que o conhecimento védico não possui nenhum destes defeitos, pois foi transmitido pela Pessoa Suprema – uma fonte completamente transcendental. O receptor original deste conhecimento foi o primeiro ser vivo, o Senhor Brahma, o qual existiu antes mesmo da criação material. Brahmaji foi dotado de poder pelo Senhor para criar o mundo material com o propósito de dar uma nova oportunidade às almas condicionadas que não alcançaram a liberação na criação anterior. Depois de cumprir esta missão, Brahma transmitiu este conhecimento védico ao sábio Narada que, por sua vez, o transmitiu a seu discípulo Vyasadeva que, com o propósito de preservá-lo, registrou-o na forma literária.



Uma vez que os Vedas têm como propósito último fornecer conhecimento sobre a auto-realização espiritual, os seus temas são compreendidos apenas por pessoas com excepcionais qualidades de bondade, e não podem compreendê-los as pessoas sob a influência da paixão e da ignorância. Por este motivo, no início da era de Kali, o grande sábio Vyasa dividiu os Vedas em vários ramos, tornando-os acessíveis às pessoas menos inteligentes, situadas na paixão e na ignorância. Especialmente, o sábio Vyasa preparou o Mahabharata, uma compilação admirável repleta de histórias que prendem a atenção de qualquer tipo de pessoa, e, dentro do Mahabharata, incluiu a essência do conhecimento védico na forma do Bhagavad-gita. A realidade é que as pessoas comuns se interessam muito mais por histórias fascinantes do que por filosofia profunda. Assim, Vyasadeva compôs o Mahabharata, e prendeu a atenção dos leitores menos inteligentes com a incrível história da disputa pelo trono entre as dinastias Kaurava e Pandava. O interessante é que no momento mais crítico da história, exatamente quando a Batalha de Kurukshetra está por começar, o Senhor Krishna entra em cena e transmite Sua mensagem maravilhosa, ou seja, o Bhagavad-gita. Na verdade, toda a trama política e envolvente do Mahabharata não passa de um arranjo divino para prender a atenção dos leitores para que o Senhor Krishna possa derramar um oceano infinito de instruções sublimes sob a forma do Bhagavad-gita, o resumo da verdadeira essência dos Vedas.


As próprias escrituras védicas não se cansam de glorificar as qualidades singulares do Bhagavad-gita. Isto porque o Bhagavad-gita emanou diretamente da boca da maior autoridade em conhecimento, Sri Krishna, o qual é glorificado em todos os Vedas como Mahaprabhu, o Mestre Espiritual Supremo, e Purushottama, a Maior de Todas as Personalidades. Devemos ser entusiastas em estudar o Bhagavad-gita e compreender que ele é a manifestação da ilimitada bondade do Senhor, que, em apenas 700 versos, apresentou toda a essência do conhecimento contido em todos os Vedas.


Nesta era atual, as pessoas têm uma curta duração de vida e não são muito entusiastas e qualificadas para estudar a imensidão de textos védicos, tais como os Puranas, Upanishads, Vedanta-sutra, etc. Desse modo, ao estudarem simplesmente o Bhagavad-gita, todos poderão se elevar ao estado de sabedoria e iluminação transcendental. Portanto, assim como os Vedas, o conhecimento apresentado no Gita é eterno e imaculado e se destina ao homem fiel que tem o desejo sincero de compreender o tema de como se livrar das garras da existência material e alcançar uma existência eterna e plena de felicidade. O Bhagavad-gita é o primeiro livro de valores espirituais e eleva o seu estudante para que ele possa iniciar seu estudo da filosofia Vedanta para, finalmente, ingressar no bhagavata-dharma, ou seja, serviço devocional amoroso ao Senhor.


Segundo os Vedas, o cosmos material se manifesta em ciclos de quatro eras: Satya, Treta, Dvapara e Kali. A era de Satya é caracterizada pelas boas virtudes e todos os seres humanos que vivem na Terra são repletos de qualidades divinas. Na era de Treta, há um declínio das virtudes e a Terra passa a abrigar ao mesmo tempo seres divinos e seres demoníacos. Na era de Dvapara, o aumento da irreligião e da impiedade se acentua e o divino e o demoníaco passam a viver na mesma família. Finalmente, na era de Kali, ou era das trevas, há um predomínio total de irreligião, hipocrisia e desavenças, e a natureza divina e demoníaca habitam lado a lado no mesmo corpo.


Desse modo, foi há cinco mil anos, entre o final da era de Dvapara e o começo da era de Kali, que a Pessoa Suprema, Bhagavan Sri Krishna, veio à Terra e transmitiu para Arjuna este conhecimento sublime do Bhagavad-gita, removendo, assim, todas as suas dúvidas, ansiedades e lamentações. O cenário do Bhagavad-gita foi o campo sagrado de Kurukshetra, minutos antes da batalha mais violenta já registrada pela história dos últimos tempos. Naquela época, a Terra e seus habitantes estavam sendo atormentados pela influência perturbadora de indivíduos materialistas e cobiçosos e, como é confirmado no Capítulo Quatro do próprio Bhagavad-gita, em tais situações, o próprio Senhor sempre desce a este ou qualquer outro planeta para eliminar os elementos indesejáveis e proteger diretamente as pessoas piedosas.


Sendo um companheiro eterno do Senhor Krishna, o guerreiro Arjuna está sempre livre de qualquer classe de ilusão. Entretanto, ele foi colocado em ilusão pessoalmente pelo Senhor, porque o Senhor desejava transmitir os ensinamentos do Bhagavad-gita para as futuras gerações. Desse modo, representando o papel de uma pessoa absorta em sofrimento material, Arjuna pôde formular perguntas relevantes sobre os verdadeiros problemas da vida.


Devemos entender que Arjuna está representando a nossa posição, pois, quer compreendamos ou não, na existência material convivemos frequentemente com ansiedades e temores. Portanto, temos de primeiramente seguir o exemplo de Arjuna que admitiu sua incapacidade de, sozinho, solucionar os problemas que surgiram diante dele no Campo de Batalha de Kurukshetra. Depois disso, temos de aceitar o abrigo do Senhor e seguir Suas instruções divinas, independente do nível de educação ou inteligência que possamos ter. A realidade é que não temos a capacidade de encontrarmos as devidas soluções para os problemas que surgem na vida, pois, em nossa vida prática, é como se estivéssemos no Campo de Kurukshetra, onde a batalha entre o bem e o mal acontece a todo momento. Arjuna mostrou-nos que, se quisermos vencer esta grande batalha interna, temos de nos armar com o conhecimento transcendental do Bhagavad-gita, o qual não foi destinado apenas ao guerreiro. Na realidade, tais instruções sublimes não se aplicam apenas àquele momento ou lugar específico, mas servem para todos os tipos de pessoas, em todas as épocas e lugares. Isto significa que, ainda hoje, se uma pessoa for inteligente o bastante para compreender o Bhagavad-gita do mesmo modo que Arjuna o compreendeu, ela será tão beneficiada como Arjuna, o qual estava na presença pessoal do Senhor.


Faz parte do conhecimento transcendental compreender que, uma vez que o Senhor é absoluto, não existe diferença entre Ele e Suas instruções. Materialmente falando, a associação entre uma pessoa e outra depende do contato pessoal físico, mas na plataforma espiritual a situação é diferente. Na verdade, o Senhor Krishna transmitiu estes ensinamentos sublimes, os quais foram registrados pelo grande sábio Vyasadeva, para que sempre tenhamos a oportunidade de estar recebendo instruções do Senhor mesmo que Ele esteja fora de nossa visão material. Por si sós, nossos sentidos materiais limitados nunca nos darão acesso à compreensão do Senhor ilimitado. Entretanto, justamente por ser ilimitado, o Senhor pode Se revelar mesmo àqueles que possuem sentidos limitados, pois, caso Ele não pudesse, o próprio Senhor também seria limitado como um de nós.


O Senhor possui poderes inconcebíveis. Desse modo, sendo uma das energias do Senhor, a energia material pode ser espiritualizada pelo Seu desejo transcendental. Desse modo, a representação de uma escritura como o Bhagavad-gita é uma representação sonora autêntica do Senhor e é especialmente destinada à percepção sensorial que possuímos neste momento.


Chandramukha Swami
26 de Dezembro de 1999
Dia do desaparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur
Kurukshetra Tirtha
(O local onde o sagrado Gita foi falado há mais de cinco mil anos)
Haryana, Índia





Sementes Espaço Ponto de Luz

Rosana Rodrigues.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Abre nos Estados Unidos Primeira Fábrica de Laticínios Certificada como Livre de Abate

Abre nos Estados Unidos Primeira Fábrica de Laticínios Certificada como Livre de Abate

-7 I (notícia - Alimentação) Abre nos Estados Unidos Primeira Fábrica (1500) (pn)1
Madhava Smullen 

Conheça mais sobre esse projeto sem fins lucrativos que tem por meta concretizar a idealização de Srila Prabhupada em relação à procedência do leite em todos os centros Hare Krishna. 

4 de janeiro de 2014. No encontro de líderes europeus no final do ano passado, líderes da ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna) de toda a Europa discutiram um dilema comum entre os devotos de hoje: Bebemos leite, um importante ingrediente na dieta da ISKCON, ou o evitamos, uma vez que o leite hoje comprado apoia a indústria do abate?
A resposta, é claro, é bebermos leite de nossas próprias vacas protegidas. Infelizmente, há poucas fazendas de produção de leite na ISKCON mundial atualmente – mas há algumas. Os líderes citaram a fábrica de manteiga e queijo de Gita Nagari, em Port Royal, Pensilvânia, por exemplo, como um exemplo ideal para as outras comunidades da ISKCON.
-7 I (notícia - Alimentação) Abre nos Estados Unidos Primeira Fábrica (1500) (pn)2
Dhruva e Max, residente da fazenda, cuidam das vacas em sua pastagem.
Gita Nagari, uma fazenda de 140 hectares, foi comprada pela ISKCON Nova Iorque em 1975, seguindo a instrução de Srila Prabhupada de que todo templo urbano deveria ter um projeto rural vinculado a ele.
Em seu auge, cuidou e fez a ordenha de um grande rebanho de vacas pardas suíças, mas, ao longo dos anos, os esforços decresceram. Então, em 2008, Dhruva Dasa mudou da Cidade do Cabo, na África do Sul, para Gita Nagari de modo a servir como presidente de templo, junto de sua esposa, Parijata Dasi.
Eles eram duas pessoas com as formações mais improváveis para coordenadores de uma comunidade rural. Dhruva atuara como especialista técnico para uma central nuclear, ao passo que Parijata fora vice-presidente de uma organização estratégica para um negócio tecnológico.
-7 I (notícia - Alimentação) Abre nos Estados Unidos Primeira Fábrica (1500) (pn)3
Comunidade é essencial para a proteção às vacas.
Contudo, desde o princípio, aderiram ao estilo de vida rural. Seu programa de Agricultura Apoiada pela Comunidade produz pelo menos vinte diferentes tipos de legumes e verduras e fornece quatro templos urbanos próximos e 115 famílias com produção orgânica. Ao mesmo tempo, estão revivendo as atividades da fazenda Gita Nagari em relação aos laticínios com a nova fábrica de manteigas e queijos da Gita Nagari.
Como a primeira fábrica de laticínios certificada como livre de abate nos Estados Unidos, a fábrica tem certificação B pela FDA, o órgão americano de controle de alimentos e remédios, e tem permissão para a venda e transporte de leite puro por parte do departamento federal de agricultura. Isso significa que têm permissão legal para distribuir leite para consumo público.
“Quando chegamos aqui, começamos a ordenhar apenas duas vacas”, disse Parijata. “Então, em março de 2013, recebemos todo fundo necessário da Krishna Protects Cows Incorporated Trust, um grupo de devotos investidores, para comprar um rebanho de 28 vacas leiteiras pardas suíças. Também temos 19 vacas e bois aposentados, e 14 bezerros, incluindo dez novilhos e quatro touros”.
-7 I (notícia - Alimentação) Abre nos Estados Unidos Primeira Fábrica (1500) (pn)4
Rebanho aposentado.
A fábrica de laticínios Gita Nagari é, atualmente, única no mundo. Ela evita práticas cruéis usadas por produtores convencionais, como corte do chifre e do rabo, ajustando todas as suas práticas pensando no conforto dos animais.
No inverno, as vacas se refugiam em um celeiro aquecido estratificado com palha dos próprios campos da Gita Nagari. Ao longo do ano, pastam em pastos orgânicos certificados e seguem um plano nutricional baseado em pastagem rotativa para o máximo de energia e saúde. E todos os dias Dhruva e Parijata as observam de perto a fim de se certificarem de que tudo está bem.
-7 I (notícia - Alimentação) Abre nos Estados Unidos Primeira Fábrica (1500) (pn)5
Vacas caminhando de volta para o pasto após a ordenha.
“Verificamos se seus cascos estão saudáveis, se seus olhos estão brilhantes e límpidos, seus narizes úmidos o bastante e se nenhum animal está mancando ou foi ferido”, diz Parijata. “Há constante interação com as vacas. Elas são cuidadas e amadas, e sentimos muitíssima reciprocação e troca de afeto quando lidamos com elas”.
Ademais, a Krishna Protects Cows Trust reservou fundos o bastante para cuidar do rebanho existente e de quaisquer necessidades se algo der errado com o projeto.
As vacas são ordenhadas duas vezes ao dia, às 5 horas da manhã e às 5 horas da tarde, ao pacífico som de mantras acompanhados de instrumentos musicais. Inicialmente, quando tinham apenas um pequeno número de vacas, Dhruva e Parijata as ordenhavam à mão. Agora que há dezenas, eles usam o tipo mais brando de máquina de sucção e compensam a redução de interação pessoal passando bastante tempo de qualidade com as vacas.
As vacas, em reciprocidade, produzem entre dois mil e duzentos e dois mil e seiscentos litros por semana. Alguns são usados para as Deidades que presidem Gita Nagari, Sri Sri Radha Damodara, e seus devotos. Alguns se tornam iogurte, panir [um tipo de ricota] e queijo – um fazendeiro menonita local usa o coalho vegetariano para fazer cheddar, queijo tipo suíço, Pepper Jack e Colby.
O restante é comprado pelos templos urbanos vizinhos exatamente dentro do sistema concebido por Srila Prabhupada. Comunidades da ISKCON em Washington D.C., Filadélfia, Newburgh, Towaco, Nova Jersey e Central New Jersey compram, cada uma, quase 200 litros de leite por semana para seus templos e membros individuais.
-7 I (notícia - Alimentação) Abre nos Estados Unidos Primeira Fábrica (1500) (pn)6
As vacas em seu celeiro de inverno.
Esses templos pagam $2,70 por livro pelo leite da fazenda Gita Nagari, um preço assombroso para alguns devotos. Conduto, consideremos que o leite orgânico de vacas de abatedouro frequentemente custa $2,15 nas lojas. Consideremos os custos excepcionais de cuidar de dezenas de vacas por toda a vida. E consideremos a absoluta qualidade do leite produzido por tais vacas. Diante de tudo isso, $2,70 se revela um preço bastante justo.
“Para fazerem o leite que é vendido em supermercados, um caminhão-tanque vai de fazenda em fazenda, coleta o leite e coloca tudo em um imenso reservatório em uma fábrica de leite”, Parijata diz. “Eles, então, esterilizam completamente o leite, pasteurizam-no, tiram todas as gorduras e começam a colocar tudo de volta para fazer leite com um por cento de gordura, dois por cento de gordura e ‘integral’”.
Além disso, há a questão da vida de tortura em que vivem as vacas nas fazendas fábricas antes de serem abatidas pelo menos quinze anos antes de sua expectativa de vida normal, e há também os hormônios e antibióticos que são injetados nelas e terminam no leite. Vacas de fazendas fábricas também são submetidas a dietas horrendas de grãos excessivos, além de receberem até mesmo fezes e partes de animais para seu consumo.
“Nós não forçamos nossas vacas a produzirem, e sua dieta é cuidadosamente estabelecida e acompanhada”, diz Parijata. “Porque são bem cuidadas, felizes e contentes, a qualidade de seu leite é mais nutritiva. Há até casos de pessoas supostamente intolerantes a lactose que bebem nosso leite e não têm nenhum tipo de reação com ele”.
Ela adiciona: “A intolerância a lactose que é tão prevalente atualmente entre as alergias não se deve ao leite em sua forma pura, integral e original como alimento – se deve a como é manipulado e a como as vacas são tratadas. Tentamos compartilhar com as pessoas, portanto, como nosso leite é diferente”.
-7 I (notícia - Alimentação) Abre nos Estados Unidos Primeira Fábrica (1500) (pn)7
O pasteurizador da fazenda Gita Nagari.
Ao mesmo tempo, a Gita Nagari segue cuidadosamente suas leis locais em relação ao leite, o alimento mais regulado nos Estados Unidos. A comunidade em si usa atualmente leite integral e puro dentro da Pensilvânia, onde semelhante leite é legal. De acordo com a lei, entretanto, a fábrica não pode enviar leite puro para fora do estado. Os devotos dos estados vizinhos, então, têm que ir até lá e levar o leite consigo, de acordo com seus direitos individuais.
De modo a poderem enviar leite a comunidades da ISKCON ao longo da Costa Leste dos Estados Unidos no futuro, todavia, a Gita Nagari comprou um pasteurizador, que será inspecionado pela FDA em breve e, esperam todos, receberá certificação A.
“Também gostaríamos de investir em um “separador de nata” a fim de que possamos fazer nossa própria manteiga, bem como leitelho, ghi e sorvete”, Parijata diz. Porém, ela deixa claro que ela e Dhruva planejam manter seu rebanho manejável e pequeno em um negócio sustentável: “Não queremos ligação com os grandes centros comerciais – tudo o que queremos é ter um bom programa disponível para os projetos da ISKCON em estados vizinhos poderem oferecer leite de vacas protegidas às suas Deidades e devotos”.
Embora vá permanecer pequena, a influência da fábrica de laticínios Gita Nagari Creamery pode ser grande. Através dela, Dhruva e Parijata esperam poder mostrar a outros produtores na Pensilvânia e em outros estados que é economicamente viável produzir leite livre de abate.
Dentro da ISKCON, aconselham que quaisquer comunidades rurais que queiram seguir seu exemplo comecem pequenos e sistematicamente através do investimento em um microssistema de produção de leite e ordenhando apenas duas vacas à mão.
Para os devotos em geral, Parijata oferece esta importante sugestão final: “Se vocês podem obter leite de vacas protegidas, obtenham. Apoiem esses projetos, pois a medida do sucesso das comunidades rurais está em quanto de apoio elas recebem”.
.
Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:
 -7 I (notícia - Alimentação) Abre nos Estados Unidos Primeira Fábrica (1500) (pn)10-7 I (notícia - Alimentação) Abre nos Estados Unidos Primeira Fábrica (1500) (pn)9-7 I (notícia - Alimentação) Abre nos Estados Unidos Primeira Fábrica (1500) (pn)8

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Calendário Vaishnava de Fevereiro de 2014 com Dias de Ekadasi - jejum

      Calendário Vaishnava de Fevereiro de 2014 com Dias de Ekadasi



Calendário para Fevereiro 2014


Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
Dvitiya
1
Tritiya
2
Caturthi
3
Sasti
4
Saptami
5
(jejum até o meio-dia)
Astami
6
Navami
7
Navami
8
Dasami
9
Suddha Ekadasi
10
Bhaimi Ekadasi
Dvadasi
11
Quebrar entre 06:06 - 10:19
(Hora real, nao de verão)
(O jejum será realizado até meio-dia no ekadasi)
(O festival será realizado hoje)
Trayodasi
12
(jejum até o meio-dia)
Aquário
Caturdasi
13
Purnima
14
Pratipat
15
http://www.vaisnavacalendar.com/purnima.gif
Govinda Masa
Dvitiya
16
Tritiya
17
Caturthi
18
Pancami
19
(jejum até o meio-dia)
Sasti
20
Saptami
21
Astami
22
Navami
23
Dasami
24
Suddha Ekadasi
25
Vijaya Ekadasi
Dvadasi
26
Quebrar entre 06:11 - 10:20
(Hora real, nao de verão)
Trayodasi
27
Caturdasi
28
http://www.vaisnavacalendar.com/purnima.gifLua cheia |
http://www.vaisnavacalendar.com/amavasya.gifLua nova |
http://www.vaisnavacalendar.com/ap.gif Aparecimento |
http://www.vaisnavacalendar.com/dis.gif Desaparecimento|



Agora os detalhes do calendário vaishnava de sua cidade estão ao seu alcance, com precisão garantida: 




Sementes Espaço Ponto de Luz Rosana Rodrigues.